O estágio em docência como lócus do processo de (trans)formação e (re)construção de saberes docentes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2026v18n40.18981

Parole chiave:

Estágio, Docência, Processo de aprendizagem

Abstract

As autoras realizam uma reflexão sobre as experiências e as aprendizagens materializadas no Programa de Estágio em Docência-PED na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP na disciplina de estágio supervisionado no primeiro semestre de 2020.1 em Campinas – SP. A escrita problematiza os itinerários de desenvolver competências e habilidades próprias da atividade docente, de modo a compreender a sua localização curricular nos cursos de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento efetivo do ensino/aprendizagem. Compreendi a importância das relações afetivas e de uma escuta atenta às realidades que nos impedem de estar bem em diversos momentos da nossa existência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alba Patricia Passos de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2024), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (POLIFONIA/GEPEC/UNICAMP). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em ciências descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES). Pós-Graduação Lato sensu em Inovações no Ensino de Matemática (UNICESUMAR). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC(2017). Especialização em docência do Ensino Superior (ISEPRO), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011). Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí/ CAFS. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: História da Educação; Métodos de Ensino, Relações Étnico Raciais e Gênero.

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena, também, o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia - GEPEC/UNICAMP e Núcleo Vozes FFP/UERJ - (https://grupopolifonia.wordpress.com) e a pesquisa em rede Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos - CNPq (https://pesquisasemrede.wordpress.com). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal 

Riferimenti bibliografici

BENJAMIN, Walter. (1935). Obras escolhidas, v. 1. Magia e técnica, arte e política. 3ªedição- São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas In: ABRAHÃO Maria Helena Menna; CUNHA, Jorge Luiz da; BÔAS, Lúcia Villas (organizadores). Pesquisa (auto) biográfica: Diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018, (p. 65- 81).

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Reflexões (in)conclusivas: a formação como tessitura de intrigas. In: Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, p. 249-267.

CAMPOS, S. de.; PESSOA, V. I. F. Discutindo a formação de professoras e de professores com Donald Schön. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

FLEURY, Maria Tereza Leme. FLEURY, Afonso. Construindo o Conceito de Competência. RAC, Edição Especial 2001: (p.183-196).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto) biográficas artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v.04, n.12, p1034-1049, set/dez. 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Selma Garrido Pimenta, Maria do Socorro Lucena Lima; revisão técnica José CerchiFusari. – 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção docência em formação Série saberes pedagógicos).

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

QUIVY, Raymond. CAMPENHOURDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Tradução: João Minhoto Marques, Maria Amélia Mendes e Maria Carvalho. Revisão: Rui Santos (Departamento de Sociologia da Universidade de Lisboa); 4º Ed. Gravida, outubro de 2005.

SOUSA, Alba Patricia Passos de. Tecendo memórias e histórias: associativismo pedagógico e as práticas educativas da União Artística Operária Florianense (1920 - 1957) – Tese (Doutorado em Educação) apresentada ao PPGE UNICAMP. – Campinas, SP: [s.n.], 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Pubblicato

2026-01-31

Come citare

SOUSA, Alba Patricia Passos de; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. O estágio em docência como lócus do processo de (trans)formação e (re)construção de saberes docentes. Debates em Educação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 1–12, 2026. DOI: 10.28998/2175-6600.2026v18n40.18981. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/debateseducacao/article/view/18981. Acesso em: 2 feb. 2026.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i