Políticas Editoriais
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos originais artigos enviados para Fluxo contínuo ou para a seção de Dossiês Temáticos serão avaliados por dois pareceristas, podendo ser membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad hoc, indicados pela Comissão Editorial. Havendo discrepância, será solicitado o parecer de um terceiro avaliador. Será garantido o anonimato dos autores e avaliadores.
Os pareceres permitem três possibilidades: aceitação integral; aceitação parcial com reformulações e recusa integral. Os autores acompanharão o processo de avaliação no site da revista.
Serão considerados pelos avaliadores, os seguintes aspectos: atendimento às normas de redação e publicação, atualidade e relevância do tema, originalidade, consistência científica e atendimento às normas éticas. Opiniões e conceitos contidos nos trabalhos, bem como a adequação das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do Editor e do Conselho Editorial da revista.
O tempo de avaliação dependerá do fluxo de submissões e demandas/disponibilidade dos/as pareceristas ad hoc e conselho editorial. O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 200 dias.
Também destacamos que, ao submeter o artigo, o/a autor/a com titulação de doutorado poderá ser convocado para emissão de parecer para outro artigo da revista.
Uma vez aceito para publicação, não será mais permitido fazer quaisquer modificações no texto, ressaltando-se que a quebra de anonimato, em qualquer modalidade, pode ser motivo de exclusão da submissão, tendo os/as autores/as que realizarem nova submissão.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Acesso Aberto
A Revista Debates em Educação está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, seguindo as diretrizes de boas práticas recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Além disso, busca promover a equidade de gênero em sua Equipe Editorial e adotar valores fundamentais como Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (IDEIA).
Debates em Educação atende à definição de acesso aberto do DOAJ, proporcionando acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
O periódico Debates em Educação diponibliza todo o conteúdo de forma gratuita, aberta e sem demora.
Os artigos publicados não possuem período de embargo e, não há necessidade dos usuários se registrarem para ler o conteúdo.
Os conteúdos da Debates em Educação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0). Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Política anti-plágio
Antes de enviar as submissões aos avaliadores no âmbito do sistema Double-Blind Peer Review, os editores da revista Debates em Educação submetem os artigos ao programa anti-plágio CopySpider. Os autores devem garantir a originalidade dos textos e caso utilizem obras de outros autores que elas sejam devidamente citadas e referenciadas.
Política de taxas
A revista Debates em Educação é de acesso gratuito e não cobra taxas dos autores para as submissões dos artigos, para as avaliações e para a publicação dos textos aprovados.
Política de Direitos Autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados serão mantidos pelos autores com cessão à revista para a publicação simultânea de acordo com a Licença Creative Commons 4.0.
Política de Ética e Antiplágio
Todos os envolvidos no processo editorial - autores, revisores e editores - deverão seguir as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) quanto à ética e integridade da publicação científica. Os artigos submetidos serão avaliados com o uso de software antiplágio para verificação de similaridade. Os manuscritos que apresentarem evidência de plágio, parcial ou total, serão tratados de acordo com as orientações do COPE.
Comitê de Ética
Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.
Política de Conflito de Interesses
Os avaliadores e autores deverão declarar se há ou não possíveis conflitos de interesse, durante ou após a submissão do manuscrito.
Política de Uso de IA (Inteligência Artificial)
Os autores que utilizaram ferramentas de inteligência artificial devem informar explicitamente no resumo ou na metodologia todas as ferramentas de pesquisa e escrita usadas, e garantir que todas as fontes estão devidamente citadas. Além disso, vale salientar que os autores são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, ainda que haja partes produzidas por uma ferramenta de IA, visto que, como entidades não legais, as ferramentas de IA não podem declarar a presença ou ausência de conflitos de interesse, tampouco administrar licenças e acordos de direitos autorais. Sendo assim, reitera-se que os autores são totalmente responsáveis por qualquer violação de ética de publicação.
Acordo Comercial
A revista está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, e assegura que não há taxas para submissão, publicação e acesso aos manuscritos. A revista também declara que não mantém acordos comerciais com editoras e instituições.