Los libros escolares como fuentes para la Historia de la Educación y el Proyecto MANES: Entrevista con Gabriela Ossenbach Sauter
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19375Palavras-chave:
Metodologia, MANES, Historia de la Educación, Manuales escolaresResumo
Entrevista realizada em 31 de janeiro de 2025, em Madri, na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), com a professora Gabriela Ossenbach Sauter, Catedrática do Departamento de História da Educação e Educação Comparada, e coordenadora até o ano de 2023 do Projeto MANES, tendo desenvolvido diversas pesquisas sobre a história da educação na Espanha e na América Latina a partir de livros didáticos. A entrevista aborda sua trajetória acadêmica e a relevância dos livros escolares como fontes para a História da Educação, enfatizando a história e a importância do Projeto MANES e suas relações com outros centros e pesquisadores latino-americanos. Ossenbach discute os desafios metodológicos da pesquisa sobre livros didáticos, a necessidade de triangulação de fontes e a relevância da história cultural da escola. Além disso, a entrevistada também trata do impacto da digitalização de textos escolares, das dificuldades na preservação de arquivos e da importância da colaboração internacional para consolidar pesquisas sobre manuais escolares a partir de uma perspectiva comparada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).