Trajetórias espaço-temporais: a atuação docente no contexto histórico-geográfico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2026v18n40.18919Parole chiave:
Geografia, História, Potencialidades, Didática, Ensino-AprendizagemAbstract
Espaço e tempo são dimensões trabalhadas na Geografia e na História como conteúdos que demandam uma reflexão constante e uma importância na forma de uso, principalmente quando analisadas mediante a necessidade de um ensino-aprendizagem adequado. Propomos apresentar nosso contexto de atuação docente relacionado a aplicação de ambas as ciências na formação em licenciatura e bacharelado de alunas e alunos do curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP. Temos por perspectiva ofertar uma visão sobre como dialogar com ambas em um contexto de ensino-aprendizagem com o objetivo de capacitar as alunas e os alunos para uma atuação em sala de aula que possibilite trabalhar o espaço e o tempo de forma conjunta, com suas formas e conteúdos plenamente didáticos. Deste modo os objetivos trabalhados possuem como perspectiva apresentar o elemento dialógico existente entre a Geografia e a História e sua capacidade didático-pedagógica, além de dialogar sobre a importância das ciências geográficas e históricas no contexto do ensino-aprendizagem, verificar a amplitude teórica que ambas as ciências possuem, relacionar o contexto geográfico com a capacidade analítica histórica e apresentar contextos didáticos que possibilitem a reflexão sobre a temática dialogada Geografia e História são ciências congregadas na possiblidade de uma reflexão ampliada sobre os temas contemporâneos, permitindo a construção espacial geográfica com a temporalidade histórica que permite compreender uma situação em sua totalidade, permitindo a observação de uma potencialidade didático-pedagógica em âmbito formativo. Para tal, apresentaremos as atividades, conteúdos, abordagens e temáticas que foram trabalhadas no âmbito das disciplinas de História Contemporânea, História do Brasil e História e Movimentos Sociais ministradas no âmbito do curso inicialmente indicado. Como resultados apresentaremos os materiais produzidos pelos alunos, como forma de dialogar sobre as perspectivas abordadas e o desenvolvimento realizado por cada um deles no contexto das disciplinas em questão. Pensar sobre a proximidade existente entre e Geografia e a História e refletir sobre como a didática pode atuar no que se refere a entender o processo de ensino-aprendizagem como uma construção constante, necessária e potencialmente construtiva na formação docente. Alinhar espaço e tempo, dimensões trabalhadas respectivamente nas ciências apresentadas, é poder ampliar o referencial analítico sobre as dimensionalidades contemporâneas e poder posicionar-se didaticamente sobre elas, trazendo um conteúdo formativo adequado.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, M. A. Construindo uma Geografia do passado: Rio de Janeiro, cidade portuária, século XVII. Revista GEOUSP, São Paulo, n. 7, p. 13 – 25, 2000. Acesso em 14 nov. 2024.
BARROS, J. D. Geografia e História: Uma interdisciplinaridade mediada pelo espaço. Geografia (UEL), Paraná, v. 19, n. 3, p. 67 – 84, 2011. Acesso em 14 nov. 2024
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MORAES, A. C. R. Geografia, História e História da Geografia. Terra Brasilis, n. 2 p. 1 – 8, 2000, Acesso em 14 nov. 2024.
NETO, A. T. Geografia da História ou História da Geografia? (Ensaio de Geo-História). Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 7, n. 8, p. 167 – 191, 1987. Acesso em 14 nov. 2024
NOGUEIRA, C. E. A Geografia histórica como ferramenta de análise nos estudos de História do Pensamento Geográfico. In: NOGUEIRA, C. E. Ensaios de Geografia histórica e história da Geografia. Vitória: EDUFES, 2021, p. 15 – 52.
PIMENTA, S. G. Didática, Didáticas especificas e formação de professores: Construindo saberes. In: TIBALLI, E. F. A, CHAVES, S. M. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 49 -56
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. Ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
SANTOS, F. C. A. S. O estudo do tempo na atualidade: Uma análise crítica. Revista Geografia em Atos, Presidente Prudente/SP, v. 03, n. 10, p. 73 – 88, 2019. Acesso em 15 nov. 2024.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Debates em Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).