Integração à Carreira Universitária: fios e desafios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2026v18n40.18982

Mots-clés :

Professores iniciantes, Carreira universitária, Encargos docentes

Résumé

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba (PIBIC/CNPq/UFPB). O estudo teve por objetivo investigar a integração de professores iniciantes do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba à carreira universitária, com foco em suas experiências profissionais anteriores ao ingresso na Instituição, os desafios enfrentados no início da docência universitária, as estratégias adotadas para superá-los e seus encargos docentes na UFPB. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados a 51% dos docentes em início de carreira no Centro de Educação da UFPB. Os dados coletados foram tratados e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam uma diversidade de experiências profissionais prévias que contribuíram para a integração dos docentes ao contexto universitário em meio às múltiplas demandas e responsabilidades acadêmicas que caracterizam o trabalho docente em uma instituição federal de ensino superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Doutoral/Sanduiche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação-PT. Pós-Doutora pelo PPGeduc/UNEB. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes. É vice-líder do grupo Currículo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve pesquisas no campo de Formação de Professores, com ênfase em Pesquisa (Auto) Biográfica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Avaliação da Aprendizagem, Educação Infantil e Estágio Supervisionado. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP e atuou como coordenadora do Observatório sobre Pesquisa na Graduação/OPG/AINPGP, no biênio 2021-2023; é membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE.

Elza Galdino de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Doutoranda em Ensino pelo programa de pós graduação da Rede Nordeste de Ensino-RENOEN, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Mestra em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior-MPPGAES pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Gestão Educacional e Criatividade pelo CINTEP e em Gestão e Tecnologias Educacionais-CEGESTE, pelo Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Psicopedagoga Clínica e Institucional (em formação). Integrante dos seguintes grupos de estudos e pesquisas: Núcleo de Educação Positiva (CNPq) do IFPB Campus João Pessoa; Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPB; Grupo de Pesquisa em formação e prática pedagógica de professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE); Projeto de Extensão Psicologando do IFPB Campus João Pessoa e Pesquisadora do PIBIC/PIBIT/UFPB/CNPq

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

BRASIL. Diário Oficial da União. Edital nº 96, 4 de setembro de 2024 concurso público de provas e títulos para professor do Magistério superior. Publicado originariamente no DOU nº 173, de 6 de setembro de 2024, seção 3, págs. 85 a 92. Retificado pelo Edital nº 105, publicado no DOU nº 182, em 19/09/2024, seção 3, 2024, p. 77.

BOZU, Zoia. El profesorado universitario novel: estudio teórico de su proceso de inducción o socialización profesional. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v. 3, p. 55-72, 2010.

COSTA, Andressa F. G.; CIRÍACO, Klinger Teodoro; LAMERA, Natiele Silva; Perspectivas recentes sobre o início da carreira docente no Brasil (2013-2024). In: Pesquisas com professores iniciantes no Brasil: diálogos em diferentes contextos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.

CUNHA, Maria Isabel da. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: Capes: CNPq, 2010.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto - PT: Porto, 1999.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Pensamientos pedagógicos y toma de decisiones de los profesores en la planificación de la enseñanza. Enseñanza & Teaching: Revista Interuniversitaria de Didáctica, v. 4, p. 31-47, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto - PT: Porto, 2007. p. 31-61.

MOROSINI, Marília Costa. Docência Universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2020. p. 11-20.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professoras iniciantes: recursos alternativos buscados para a minimização de dificuldades no início da carreira. In: COSTA, Andressa Florcena Gama da; CIRÍACO, Klinger Teodoro; LAMERA, Natiele Silva. (Org.). Pesquisas com professores iniciantes no Brasil: diálogos em diferentes contextos. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2024. p. 217-234.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos; DE SORDI, Mara Regina Lemes. Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-20, jan./dez. 2020.

SILVA, Vera Lúcia Reis da Silva; CUNHA, Maria Isabel da. Professores iniciantes na docência universitária: a percepção de si. In: COSTA, Andressa Florcena Gama da; CIRÍACO, Klinger Teodoro; LAMERA, Natiele Silva. (Org.). Pesquisas com professores iniciantes no Brasil: diálogos em diferentes contextos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 235-254.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Resolução n. 52/2018. Revoga a Resolução Consepe n. 22/2016, estabelece critérios para distribuição de encargos ao pessoal da carreira do magistério superior na UFPB e regulamenta o Plano e o Relatório Individual Docente. UFPB: Conselho Superior, 2018. Disponível em: https://www.UFPB.br/ded/contents/documentos/resolucoes/resolucao-52-2018.pdf/view. Acesso em: 20 dez. 2024.

ZABALZA, Miguel A. Os professores universitários. In: ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 105-142.

Téléchargements

Publié-e

2026-01-31

Comment citer

PONTES, Ana Paula Furtado Soares; SANTOS, Elzanir dos; OLIVEIRA, Elza Galdino de. Integração à Carreira Universitária: fios e desafios. Debates em Educação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 1–14, 2026. DOI: 10.28998/2175-6600.2026v18n40.18982. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/debateseducacao/article/view/18982. Acesso em: 2 févr. 2026.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos