Freinet e a formação continuada de professores da educação infantil: a construção de novos olhares e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2026v18n40.18776

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Pedagogia, Freinet

Resumo

Este artigo busca retratar (narrar) a experiência de formação de professores de educação infantil na pré-escola do município de Assis - SP na perspectiva da pedagogia freinetiana. Participaram da formação todos os professores da Educação Infantil do município em horário de estudo (H.E) com o objetivo de formação continuada dos professores em uma perspectiva humanizadora, dialógica, de escuta e observação atenta, tendo a criança como centro do processo de aprendizagem. Como resultado, vários professores têm mostrado mudanças em suas práticas, introduzindo as técnicas aprendidas durante o curso os docentes também vêm estruturando outras atividades que já eram propostas às crianças, aprimorando cada vez mais seu protagonismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Oliveira Murbach de Barros, UNICAMP/ Gepec

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva(UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutorado em Educação - UNESP/ Marília e Pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba e atualmente cursa Neuropesicopedagogia clinica e institucional pela PUC Minas. Suas pesquisas tem como foco de análise a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade, a formação de professores alicerçadas pelas teorias histórico-cultural de Vygotsky e do educador Célestin B. Freinet e a relação escola-família. 

Rosielly Barbosa Moreira, UNESP/Câmpus Presidente Prudente

Mestranda pelo Programa de Educação Inclusiva da Universidade Estadual Paulista (PROFEI 2023). Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF, Universidade Federal Fluminense (2012). É graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Assis, e também em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Atualmente, é professora no Atendimento Educacional Especializado do Centro para o Desenvolvimento do Apoio e Talento, CEDET Assis, trabalhando com estudantes com capacidade elevada (Altas Habilidades/Superdotação). Membro da Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento, ASPAT, e também do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, FUNDEB, do município de Assis

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2007.

CORDEIRO, Ana Carolina. et al. Perspectivas sobre as necessidades essenciais das crianças na primeira infância no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa. Escola Anna Nery, Volume 28, 2024.

ELIAS, Marisa. Del. Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 9 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ELIAS, M. C. Pedagogia Freinet – Teoria e Prática. Campinas: Papirus, 1997.

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Estampa, 1975.

LIBÂNEO, José, Carlos..Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas.In:LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Org.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011.

LIMA, Maria. Socorro. Lucena.; SALES, Josete. de Oliveira. Castelo. Branco. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

MUNHOZ, Lucianna Magri de Melo. A professora é da mesma natureza que as crianças : reflexões singulares de uma militante freinetiana. (Tese de Doutorado) Lucianna Magri de Melo Munhoz. – Campinas, SP : [s.n.], 2022

NIZA, Sergio. In: NÓVOA, António; Ó, Jorge Ramos do; MARCELINO, Francisco (Orgs.). Sérgio Niza. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.

NIZA, Sérgio.. Formação cooperada: ensaio de auto-avaliação dos efeitos da formação no Projecto Amadora. Lisboa-Portugal: EDUCA – Movimento da Escola Moderna Portuguesa, 1997.

PIMENTA, Selma. Garrido.; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PRADO, Guilherme do. Val. Toledo.; MORAIS, Jacqueline. Fátima. Santos.; ARAÚJO, Mairce. Silva. Processos de (auto) formação docente no cotidiano da Escola: horizontes de possibilidades. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 11, n. 24, p. 53-67, jul./dez. 2011.

Downloads

Publicado

2026-01-31

Como Citar

BARROS, Flavia Cristina Oliveira Murbach de; HOLMO, Graziela Cristina de Oliveira; MOREIRA, Rosielly Barbosa. Freinet e a formação continuada de professores da educação infantil: a construção de novos olhares e práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 1–17, 2026. DOI: 10.28998/2175-6600.2026v18n40.18776. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/debateseducacao/article/view/18776. Acesso em: 2 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos