Freinet e a formação continuada de professores da educação infantil: a construção de novos olhares e práticas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2026v18n40.18776

Parole chiave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Pedagogia, Freinet

Abstract

Este artigo busca retratar (narrar) a experiência de formação de professores de educação infantil na pré-escola do município de Assis - SP na perspectiva da pedagogia freinetiana. Participaram da formação todos os professores da Educação Infantil do município em horário de estudo (H.E) com o objetivo de formação continuada dos professores em uma perspectiva humanizadora, dialógica, de escuta e observação atenta, tendo a criança como centro do processo de aprendizagem. Como resultado, vários professores têm mostrado mudanças em suas práticas, introduzindo as técnicas aprendidas durante o curso os docentes também vêm estruturando outras atividades que já eram propostas às crianças, aprimorando cada vez mais seu protagonismo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Flavia Cristina Oliveira Murbach de Barros, UNICAMP/ Gepec

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva(UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutorado em Educação - UNESP/ Marília e Pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba e atualmente cursa Neuropesicopedagogia clinica e institucional pela PUC Minas. Suas pesquisas tem como foco de análise a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade, a formação de professores alicerçadas pelas teorias histórico-cultural de Vygotsky e do educador Célestin B. Freinet e a relação escola-família. 

Rosielly Barbosa Moreira, UNESP/Câmpus Presidente Prudente

Mestranda pelo Programa de Educação Inclusiva da Universidade Estadual Paulista (PROFEI 2023). Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF, Universidade Federal Fluminense (2012). É graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Assis, e também em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Atualmente, é professora no Atendimento Educacional Especializado do Centro para o Desenvolvimento do Apoio e Talento, CEDET Assis, trabalhando com estudantes com capacidade elevada (Altas Habilidades/Superdotação). Membro da Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento, ASPAT, e também do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, FUNDEB, do município de Assis

Riferimenti bibliografici

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2007.

CORDEIRO, Ana Carolina. et al. Perspectivas sobre as necessidades essenciais das crianças na primeira infância no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa. Escola Anna Nery, Volume 28, 2024.

ELIAS, Marisa. Del. Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 9 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ELIAS, M. C. Pedagogia Freinet – Teoria e Prática. Campinas: Papirus, 1997.

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Estampa, 1975.

LIBÂNEO, José, Carlos..Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas.In:LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Org.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011.

LIMA, Maria. Socorro. Lucena.; SALES, Josete. de Oliveira. Castelo. Branco. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

MUNHOZ, Lucianna Magri de Melo. A professora é da mesma natureza que as crianças : reflexões singulares de uma militante freinetiana. (Tese de Doutorado) Lucianna Magri de Melo Munhoz. – Campinas, SP : [s.n.], 2022

NIZA, Sergio. In: NÓVOA, António; Ó, Jorge Ramos do; MARCELINO, Francisco (Orgs.). Sérgio Niza. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.

NIZA, Sérgio.. Formação cooperada: ensaio de auto-avaliação dos efeitos da formação no Projecto Amadora. Lisboa-Portugal: EDUCA – Movimento da Escola Moderna Portuguesa, 1997.

PIMENTA, Selma. Garrido.; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PRADO, Guilherme do. Val. Toledo.; MORAIS, Jacqueline. Fátima. Santos.; ARAÚJO, Mairce. Silva. Processos de (auto) formação docente no cotidiano da Escola: horizontes de possibilidades. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 11, n. 24, p. 53-67, jul./dez. 2011.

Pubblicato

2026-01-31

Come citare

BARROS, Flavia Cristina Oliveira Murbach de; HOLMO, Graziela Cristina de Oliveira; MOREIRA, Rosielly Barbosa. Freinet e a formação continuada de professores da educação infantil: a construção de novos olhares e práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 1–17, 2026. DOI: 10.28998/2175-6600.2026v18n40.18776. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/debateseducacao/article/view/18776. Acesso em: 2 feb. 2026.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos