Sobre a Revista

Foco e Escopo

Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Resumos de Dissertações e Teses. Os números da revista não são temáticos, funcionando na forma de fluxo contínuo de submissão  de artigos relacionados à temática geral do campo educacional. Todavia, podem existir dossiês temáticos, mediante proposta e justificativa que guardem plausibilidade com as áreas aqui trabalhadas, ficando a cargo da equipe editorial aprovar ou rejeitar a proposta dos aludidos dossiês

A revista Debates em Educação publica apenas artigos que sejam emanados de, no máximo 3 autores conjuntamente, e desde que, pelo menos um/a do/as autore/as possuam titulação de doutorado.

Merece destacar que, visando minimizar a endogenia do periódico, serão buscadas formas de garantir uma maior veiculação de manuscritos de outros estados e/ou países, reservando-se a esta revista o direito de assegurar um limite de manuscritos de pesquisadore(a)s de Alagoas, que não ultrapasse o montante de 10% dos trabalhos totais publicados por ano.

Esclarece-se, ainda, que intencionando uma veiculação mais ampla e diversificada de manuscritos, deve-se observar o prazo de um ano de interstício para publicação de artigos de um(a) mesmo(a) autor(a) na revista.

Código de Conduta 

A Revista Debates em Educação está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, seguindo as diretrizes de boas práticas recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Além disso, busca promover a equidade de gênero em sua Equipe Editorial e adotar valores fundamentais como Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (IDEIA).

Periodicidade

A partir de 2023, a revista Debates em Educação passa a realizar a publicação contínua.

A política editorial da revista continua publicando dossiê temático e artigos de fluxo contínuo.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

Histórico da revista

A Revista Debates em Educação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do CEDU/UFAL, resultado da necessidade do PPGE ter uma revista própria, mas também de atender a uma política da CAPES. À época, o colegiado do PPGE tomou a decisão que, em virtude da redução de verbas, a revista deveria ser totalmente online, seguindo uma tendência no campo da editoração de revistas científicas. O CEDU mantinha uma revista impressa chamada “Revista Educação”, que foi extinta a partir de então.

O nome “Debates em Educação” foi decidido junto ao Conselho do PPGE, aprovado por unanimidade, ficando alocada no site http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/index.

O primeiro volume da revista foi publicado no primeiro semestre de 1999, já com ISSN e alocado na Plataforma SEER UFAL. Ainda em 1999, foi solicitada ficha de catalogação à Biblioteca da UFAL.

A revista modificou a periodicidade para quadrimestral, criou template, política antiplágio, ampliação da quantidade de artigos publicados, indexação da revista em outras bases, ingresso no sistema DOI, garantia de ampla diversidade institucional dos autores, publicação de autores estrangeiros, revisão de língua materna e estrangeira profissional e conta com serviços profissionais de secretaria.

A Comissão Editorial, ao longo deste período de sua implantação on line, já contou com a participação de diversos docentes que compõem o colegiado do PPGE/UFAL.

A  revista foi bem avaliada obtendo A2 no período 2017-2020.

A partir de 2023, a revista passou assumir a publicação contínua. Toda política editorial da revista é aberta ao público e ficou decidido que seria gratuita.

Sponsors

A Revista Debates em Educação foi contemplada com o Edital Fapeal Nº 02/2022 -  Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.