A ESCOLA E O ENSINO ÉTNICO-RACIAL:

DESVENDANDO O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA COM O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DOS EDUCANDOS

Autores

  • Vera Lucia Pontes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o compromisso da escola com o ensino das relações étnico-raciais, valorizando a diversidade étnica e racial dos alunos e contribuindo para a construção e o reconhecimento de suas identidades. Compreende-se que a escola é uma instituição fundamental nesse processo e, por isso, buscamos responder à seguinte questão: qual é o papel da escola no reconhecimento e na valorização da identidade étnico-racial dos educandos? Entende-se que a escola pode oferecer uma educação comprometida com a desconstrução de estereótipos e de diversas concepções historicamente distorcidas, as quais foram construídas para segregar a população negra e indígena no Brasil. Assim, propomos refletir sobre o papel da escola diante desse desafio, contribuindo para a formação de sujeitos conscientes, críticos e socialmente comprometidos com a equidade racial. questão proposta vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia, especialização em Tecnologias da Educação e também em Gestão e Planejamento, mestranda em Educação (PPGE/UFAL)

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Santos, V. L. P. dos. (2025). A ESCOLA E O ENSINO ÉTNICO-RACIAL: : DESVENDANDO O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA COM O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DOS EDUCANDOS. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 1(2). Recuperado de https://ufal.emnuvens.com.br/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/19946