A ESCOLA E O ENSINO ÉTNICO-RACIAL:

DESVENDANDO O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA COM O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DOS EDUCANDOS

Autores/as

  • Vera Lucia Pontes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumen

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o compromisso da escola com o ensino das relações étnico-raciais, valorizando a diversidade étnica e racial dos alunos e contribuindo para a construção e o reconhecimento de suas identidades. Compreende-se que a escola é uma instituição fundamental nesse processo e, por isso, buscamos responder à seguinte questão: qual é o papel da escola no reconhecimento e na valorização da identidade étnico-racial dos educandos? Entende-se que a escola pode oferecer uma educação comprometida com a desconstrução de estereótipos e de diversas concepções historicamente distorcidas, as quais foram construídas para segregar a população negra e indígena no Brasil. Assim, propomos refletir sobre o papel da escola diante desse desafio, contribuindo para a formação de sujeitos conscientes, críticos e socialmente comprometidos com a equidade racial. questão proposta vigente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia, especialização em Tecnologias da Educação e também em Gestão e Planejamento, mestranda em Educação (PPGE/UFAL)

Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Santos, V. L. P. dos. (2025). A ESCOLA E O ENSINO ÉTNICO-RACIAL: : DESVENDANDO O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA COM O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DOS EDUCANDOS. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 1(2). Recuperado a partir de https://ufal.emnuvens.com.br/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/19946