INTEGRANDO EDUCAÇÃO NA SAÚDE: SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DE DISLIPIDEMIAS.

LETÍCIA SOARES

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

ANTONIO DA COSTA NETO

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

BRUNNA MARIA SANTOS LIMA

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

GABRIELA CRISTINA MONTEIRO DA SILVA

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

MONICA DOS SANTOS MARTINS

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

MARLEY GUSTAVO CAVALCANTE GONÇALVES

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v14.15336


Resumo

As dislipidemias são alterações no perfil lipídico do organismo, resultantes de aumentos nos níveis de LDL e triglicerídeos ou redução dos níveis de HDL. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da participação no I Simpósio Arapiraquense de Dislipidemias, que abordou a temática de hiperlipidemias sob uma ótica multidisciplinar e integrativa. O estudo consiste em um relato de experiência que destaca o processo de planejamento, organização e execução do evento. Foi reconhecida pelos participantes a necessidade de uma abordagem multiprofissional no atendimento a pacientes com dislipidemias, dado a sua natureza multifatorial. Destacou-se ainda a importância de uma abordagem horizontalizada para potencializar a eficácia do processo terapêutico. Identificou-se também a necessidade de adaptação do currículo acadêmico dos cursos da saúde para valorizar a multidisciplinaridade na abordagem de problemas crônicos de etiologia multifatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MORETTI, Tathiely; MORETTI, Marcelo; MORETTI, Miguel; SAKAE, Thiago. et al. Estado nutricional e prevalência de dislipidemias em idosos. Arquivos Catarinenses de Medicina, Urussanga, v. 38, n. 3, 2009.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose - 2017. Arq Bras Cardiol., vol. 109, n. 2, 2017.

VALENÇA, Silvia; BRITO, Alice; SILVA, Danielle; FERREIRA, Fabrícia. et al. Prevalência de dislipidemias e consumo alimentar: um estudo de base populacional. Rev Ciência & Saúde Coletiva, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.28022020