Ceci est une version obsolète publiée le 2025-09-01. Consulter la version la plus récente.

Desenvolvimento sustentável e formação de professores: uma contribuição a partir da ciência geográfica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19207

Mots-clés :

Ciência Geográfica, Formação de Professores, Desenvolvimento Sustentável, Espaço Concreto

Résumé

O presente artigo é oriundo de nossas pesquisas realizadas pelo LAPEGS (Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável) da UFMS, Campo Grande, MS. A abordagem teórica e metodológica que embasa nossas reflexões é o método humano-processual, sendo o objetivo  problematizar a importância da ciência geográfica para a formação de professores preocupada e orientada para o desenvolvimento sustentável, pois acreditamos que a ciência geográfica pode contribuir na formação de professores, na educação escolar e nos cursos de pedagogia para apreensão dessa realidade, transpondo o espaço banal/cotidiano rumo ao espaço concreto, considerando a totalidade dos espaços. Assim, ao longo de todo o texto evidenciamos que a ciência geográfica possui as categorias, as técnicas e os instrumentais necessários para a discussão do desenvolvimento sustentável num processo permanente de formação de professores que se predisponha a construção de outras sociedades e individualidades ética e ambientalmente referenciadas. O ensino de Geografia, facilitando a compreensão das inter-relações que os espaços executam e o resultado da dinâmica social na produção e reprodução espacial, cumprirá com o seu papel tanto científico quanto social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Milena Pellissari Bedim, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui ensino profissionalizante de nível técnico - Formação de Docentes (2007-2010). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon (2011-2014). Mestrado pelo Programa de Pós graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão, área de concentração: Produção do Espaço e Meio ambiente, linha de pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (2016-2018). Atuou como professora substituta de Geografia no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul - Centro (2020 - 2022). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022-2024). Atualmente, servidora pública pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, atua como professora da Educação Básica e coordenadora pedagógica.

Rafael Rossi, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação e mestrado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente - SP, doutorado e pós-doutorado em Educação pela mesma instituição e cursos sobre temáticas relacionadas à Sistemas Agroflorestais e Agricultura Sustentável pela EMBRAPA; pelo Sistema Brasileiro Florestal etc. Atua como docente (desde 2014) e pesquisador na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Ciências Ambientais) - PPGRN - e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU - da UFMS em Campo Grande, MS. É líder do Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável - LAPEGS, que congrega pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior: UFMS (Campo Grande - MS, Brasil); USP; (Ribeirão Preto - SP, Brasil); UNESP (Presidente Prudente - SP, Brasil); Universidade de Lisboa (Portugal); UEL (Londrina - PR, Brasil) e UFPI (Teresina - PI, Brasil). Desde 2024 o LAPEGS faz parte da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU - Sustainable Development Solutions Network.É Coordenador-Geral da Rede de Pesquisadores sobre Educação para a Agricultura Sustentável - REDE EAGRIS (biênio 2024-2026). É membro da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável - UniSustentável no Grupo de Trabalho de Produção Acadêmica. É pesquisador do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental - GEENGEA, da Universidade Estadual de Londrina - UEL.Participa de pesquisa e tem interesse nas áreas: Sistemas Agroflorestais; Ensino de Geografia; Manejo Ecológico do Solo e Agricultura Sustentável.

Références

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. A Dimensão Ambiental da Educação Geográfica. Revista Educar, n. 19, p. 39-51. Editora da UFPR – Curitiba, 2002.

FIGUEIREDO, V. A., & CAPORLINGUA, V. H. A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade: uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, n. 28(2), p. 1–26, 2023.

FUSCALDO, Wladimir C. A Geografia e a Educação Ambiental. Revista Geografia, v. 8, n. 2, p. 105-111. Londrina, 1999.

FREITAS, M. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Formação de Educadores/Professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 547-575, jul./dez. 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, Carlos Frederido B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia Política, Justiça e Educação Ambiental Crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônicas. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2013.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Livre-Docência em Psicologia) Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru – SP, 2011.

MARTINS, L. M. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. (Org.). Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MOREIRA, Ruy. O Discurso do Avesso: para a crítica da Geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.

PEREIRA, Alexandre Macedo. FIGUEIREDO, Lucena de Assis Estevam. SILVA, Andrei Rufino. Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29, 2022.

SAVIANI, D. A Função Docente e a Produção do Conhecimento. Conferência proferida no II Seminário Regional sobre a Formação do Educador, realizado em Uberlândia, de 14 a 18 de outubro de 1996.

SAVIANI, D. A Filosofia na Formação do Educador. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. Coleção Educação Contemporânea. Ed. 11, Editora: Autores Associados, 1996.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado – fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4° ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, M. Território e Sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo, SP, Brasil: Editora Fundação Perseu Abramo. Editado por Odette Seabra, Mônica de Carvalho e José Corrêa Leite, 2000.

SEN, A. K. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Um roteiro. 2021. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378650 > Último acesso: mar. 2024.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org). Tradução de: Maria da Penha Villalobos, 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2025-09-01

Versions

Comment citer

Pellissari Bedim, M., & Rossi, R. (2025). Desenvolvimento sustentável e formação de professores: uma contribuição a partir da ciência geográfica. Revista Contexto Geográfico, 10(24). https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19207