Desenvolvimento sustentável e formação de professores: uma contribuição a partir da ciência geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19207

Palavras-chave:

Ciência Geográfica, Formação de Professores, Desenvolvimento Sustentável, Espaço Concreto

Resumo

O presente artigo é oriundo de nossas pesquisas realizadas pelo LAPEGS (Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável) da UFMS, Campo Grande, MS. A abordagem teórica e metodológica que embasa nossas reflexões é o método humano-processual, sendo o objetivo  problematizar a importância da ciência geográfica para a formação de professores preocupada e orientada para o desenvolvimento sustentável, pois acreditamos que a ciência geográfica pode contribuir na formação de professores, na educação escolar e nos cursos de pedagogia para apreensão dessa realidade, transpondo o espaço banal/cotidiano rumo ao espaço concreto, considerando a totalidade dos espaços. Assim, ao longo de todo o texto evidenciamos que a ciência geográfica possui as categorias, as técnicas e os instrumentais necessários para a discussão do desenvolvimento sustentável num processo permanente de formação de professores que se predisponha a construção de outras sociedades e individualidades ética e ambientalmente referenciadas. O ensino de Geografia, facilitando a compreensão das inter-relações que os espaços executam e o resultado da dinâmica social na produção e reprodução espacial, cumprirá com o seu papel tanto científico quanto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Pellissari Bedim, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui ensino profissionalizante de nível técnico - Formação de Docentes (2007-2010). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon (2011-2014). Mestrado pelo Programa de Pós graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão, área de concentração: Produção do Espaço e Meio ambiente, linha de pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (2016-2018). Atuou como professora substituta de Geografia no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul - Centro (2020 - 2022). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022-2024). Atualmente, servidora pública pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, atua como professora da Educação Básica e coordenadora pedagógica.

Rafael Rossi, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação e mestrado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente - SP, doutorado e pós-doutorado em Educação pela mesma instituição e cursos sobre temáticas relacionadas à Sistemas Agroflorestais e Agricultura Sustentável pela EMBRAPA; pelo Sistema Brasileiro Florestal etc. Atua como docente (desde 2014) e pesquisador na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Ciências Ambientais) - PPGRN - e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU - da UFMS em Campo Grande, MS. É líder do Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável - LAPEGS, que congrega pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior: UFMS (Campo Grande - MS, Brasil); USP; (Ribeirão Preto - SP, Brasil); UNESP (Presidente Prudente - SP, Brasil); Universidade de Lisboa (Portugal); UEL (Londrina - PR, Brasil) e UFPI (Teresina - PI, Brasil). Desde 2024 o LAPEGS faz parte da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU - Sustainable Development Solutions Network.É Coordenador-Geral da Rede de Pesquisadores sobre Educação para a Agricultura Sustentável - REDE EAGRIS (biênio 2024-2026). É membro da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável - UniSustentável no Grupo de Trabalho de Produção Acadêmica. É pesquisador do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental - GEENGEA, da Universidade Estadual de Londrina - UEL.Participa de pesquisa e tem interesse nas áreas: Sistemas Agroflorestais; Ensino de Geografia; Manejo Ecológico do Solo e Agricultura Sustentável.

Referências

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. A Dimensão Ambiental da Educação Geográfica. Revista Educar, n. 19, p. 39-51. Editora da UFPR – Curitiba, 2002.

FIGUEIREDO, V. A., & CAPORLINGUA, V. H. A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade: uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, n. 28(2), p. 1–26, 2023.

FUSCALDO, Wladimir C. A Geografia e a Educação Ambiental. Revista Geografia, v. 8, n. 2, p. 105-111. Londrina, 1999.

FREITAS, M. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Formação de Educadores/Professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 547-575, jul./dez. 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, Carlos Frederido B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia Política, Justiça e Educação Ambiental Crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônicas. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2013.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Livre-Docência em Psicologia) Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru – SP, 2011.

MARTINS, L. M. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. (Org.). Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MOREIRA, Ruy. O Discurso do Avesso: para a crítica da Geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.

PEREIRA, Alexandre Macedo. FIGUEIREDO, Lucena de Assis Estevam. SILVA, Andrei Rufino. Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29, 2022.

SAVIANI, D. A Função Docente e a Produção do Conhecimento. Conferência proferida no II Seminário Regional sobre a Formação do Educador, realizado em Uberlândia, de 14 a 18 de outubro de 1996.

SAVIANI, D. A Filosofia na Formação do Educador. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. Coleção Educação Contemporânea. Ed. 11, Editora: Autores Associados, 1996.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado – fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4° ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, M. Território e Sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo, SP, Brasil: Editora Fundação Perseu Abramo. Editado por Odette Seabra, Mônica de Carvalho e José Corrêa Leite, 2000.

SEN, A. K. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Um roteiro. 2021. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378650 > Último acesso: mar. 2024.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org). Tradução de: Maria da Penha Villalobos, 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-01 — Atualizado em 2025-09-01

Versões

Como Citar

Pellissari Bedim, M., & Rossi, R. (2025). Desenvolvimento sustentável e formação de professores: uma contribuição a partir da ciência geográfica. Revista Contexto Geográfico, 10(24), 21 – 40 (e. https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19207