Desinformação: sentidos políticos e saídas possíveis para as fake news
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2026v13e19174Mots-clés :
Desinformação, Fake News, Mídias Sociais, ComunicaçãoRésumé
Esta resenha crítica analisa a obra Desinformação: sentidos políticos e saídas possíveis para as fake news, organizada por Helena Martins, publicada em 2020 pela Editora Veneta em parceria com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. O livro, ao tratar o tema para além do conceito simplista de fake news, evidencia a intencionalidade presente na circulação de notícias falsas e sua inter-relação com questões políticas, econômicas e sociais. Ao organizar o debate em três capítulos principais, o livro oferece tanto uma perspectiva histórica — que remonta a episódios de difamação e manipulação da informação desde a Antiguidade — quanto uma análise crítica dos efeitos da desinformação no ambiente digital atual. No contexto atual, a obra ressalta a importância de compreender a desinformação como uma estratégia deliberada, que se apoia na intencionalidade e no direcionamento político, permitindo a manipulação do discurso público e a promoção de interesses que favorecem a concentração de poder nas grandes plataformas digitais. Ademais, o livro evidencia como a monetização da atenção e a exploração dos dados pessoais configuram novos desafios para a regulação dos fluxos de informação e a garantia de um ambiente democrático e ético na comunicação. Dessa forma, a resenha propõe a reflexão sobre a necessidade de mecanismos que integrem a transparência algorítmica, a proteção dos dados e a regulação estatal, apontando caminhos para mitigar os impactos da desinformação.
Téléchargements
Références
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2023. Rio de Janeiro, RJ: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2024. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102107_informativo.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.BR); COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR) (ORG.). Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil. São Paulo, SP: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2024. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/conectividade-significativa-propostas-para-medicao-e-o-retrato-da-populacao-no-brasil/. Acesso em: 12 dez. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






