Glamour e precarização na Praça Tiradentes: Metáforas, temporalidade e narrativas de um logradouro público.

Autores

  • Jesus Marmanillo Pereira UFMA
  • Ana Paula Pinto Pereira UFMA

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.5.5315

Palavras-chave:

Metáforas, Antropologia Urbana, Imperatriz-MA

Resumo

Tendo como recorte o cenário urbano de Imperatriz-MA, e mais especificamente a Praça Tiradentes, o presente estudo tem como ponto de partida a busca de uma aproximação entre Antropologia e a noção de metáfora, com o objetivo de analisar as relações entre as narrativas fornecidas pelos atores sociais que dinamizam aquele lugar e os diferentes itinerários pessoais e contextos temporais. Nesse exercício, nos valemos das contribuições de autores como Lakoff e Johnson (1986), kövecses (2010), Geertz (1989) e Turner (2008; 1986), por meio dos quais buscamos problematizar a experiência e os significados do lugar para os atores sociais entrevistados e para a nossa própria atitude de pesquisa. Para tanto, recorremos aos diálogos estabelecidos com antigos moradores, com trabalhadores atuais, produção de imagens, e observação direta, a fim de explorar as potencialidades analíticas das metáforas em relação às narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Marmanillo Pereira, UFMA

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e História (2007) pela mesma instituição. Possui também licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do  Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana.

Ana Paula Pinto Pereira, UFMA

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia Universidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz) e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens (LAEPCI)

Referências

BACHELARD, Gaston, 1884-1962 A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento / Gaston Bachelard; tradução Esteia dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro : Contraponto, 1996

DAMATA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6° Ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DAWSEY, John C.. Por uma antropologia benjaminiana: repensando paradigmas do teatro dramático. Mana, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 349-376, Oct. 2009 .

GEERTZ, Clifford. Um Jogo Absorvente: Notas sobre a Briga de Galo Balinesa. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LAKOFF, George y JOHNSON, Mark Metáforas de la vida cotidiana, Colección Teorema, Ediciones Cátedra, 1986.

NOLETO, Agostinho. O Portal da Amazônia. Imperatriz, MA: Ética, 2008.

SANCHES, Edmilson. Enciclopédia de Imperatriz. Imperatriz: Instituto Imperatriz, 2003.

KOVECSES, Zoltán. Metaphor, language, and culture. DELTA, São Paulo , v. 26, n. spe, p. 739-757, 2010.

TURNER, Victor “Dewey, Dilthey, and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience”. In TURNER, Victor, e BRUNER, Edward M. (orgs). The Anthropology of Experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press1986.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Pereira, J. M., & Pinto Pereira, A. P. (2019). Glamour e precarização na Praça Tiradentes: Metáforas, temporalidade e narrativas de um logradouro público. Revista Mundaú, (5), 142–162. https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.5.5315

Edição

Seção

Cidades Comparadas: Estudos em Contextos Urbanos Contemporâneos