Efeitos de sentido entre linguística e antropologia no discurso fundador de uma linguística brasileira
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.108-121Parole chiave:
História das Ideias Linguísticas. Arquivo. Políticas linguísticas. Linguística Brasileira. Joaquim Mattoso Câmara Junior.Abstract
Neste trabalho objetivamos descrever e interpretar o modo como a Linguística se constituiu no Brasil, tendo como ponto de sustentação relações de sentidos entre diferentes campos do conhecimento, dentre eles o da Linguística e da Antropologia, na produção acadêmica de Joaquim Mattoso Câmara Junior e nas políticas linguísticas em que se inscreve. Inscrita no campo do saber da História das Ideias Linguísticas, por uma perspectiva discursiva, essa pesquisa traz como proposta a constituição de um arquivo, em que se busca compreender o processo de produção desse discurso fundador da Linguística Brasileira (conjunto de documentos de/sobre as línguas brasileiras produzidos também no Museu Nacional), organizado junto às diferentes maneiras de se ler esses documentos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.








