A hybris e a busca grega pela medida nos contos de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202585.268-282Palabras clave:
Hybris, Harmatia, Tragédia grega, Machado de Assis, Literatura brasileira.Resumen
O texto analisa a hybris em três contos de Machado de Assis: “A Igreja do Diabo”, “Uma Senhora” e “Capítulo dos Chapéus”. A hybris, ou desmedida que rompe a ordem, é central na obra do autor, explorando falhas humanas e tragédia. Em “A Igreja do Diabo”, o Diabo enfrenta as consequências de sua revolta. Em “Uma Senhora”, Dona Camila mantém-se nos limites, evitando erro trágico. Já em “Capítulo dos Chapéus”, Mariana se desequilibra ao buscar mudanças que não a satisfazem, mas arrepende-se antes da harmatia. O estudo relaciona os contos à tragédia grega, destacando o confronto entre hybris e ordem, revelando como Machado reflete dilemas humanos e existenciais em sua narrativa.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2000
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos: uma antologia. Seleção, introdução e notas de John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
EURÍPEDES. Ifigênia em Áules, As bacantes, As fenícias. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
LESKY, Albin. História da literatura grega. Trad. Manuel Losa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
LESKY, Albin. A tragédia grega. Trad. J. Guinsburg, Geraldo Gerson de Souza e Alberto Guzik. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.








