Corpos silenciados: uma análise discursiva do livro didático de linguagens e suas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.410-428Keywords:
Silêncio, Memória, Corpo, Sujeito, Análise de DiscursoAbstract
O livro didático, no geral, é composto além de textos e exercícios gramaticais, de imagens, fotografias e representações de corpos. Embasadas no dispositivo teórico da Análise de Discurso Materialista, especialmente, nos trabalhos de Pêcheux e Orlandi, pretendemos analisar a relação entre corpo, sujeito e sentido, partindo da noção de que o corpo está diretamente relacionado à materialidade do sujeito e aos processos de significação que são determinados pela história e pela ideologia. O corpus deste estudo é o livro didático, “Objeto 2”, da área do conhecimento “Linguagens e suas Tecnologias”, intitulado “Multiversos: natureza em pauta”, para o Ensino Médio, da editora FTD, 2020, volume 2, aprovado no PNLD 2021. A partir das análises, observamos que os efeitos de sentido observados nas imagens dos corpos indígenas, brancos e negros que foram veiculadas no material didático em estudo derivam não só da forma como se apresentam no nosso imaginário social, por meio da memória discursiva, mas também, devido a nossa educação colonizadora que reproduz o mito da Democracia Racial (Nascimento, 2016), o Pacto da Branquitude (Bento, 2022), e o apagamento sócio-histórico e político dos povos que aqui habitavam, além dos africanos escravizados.
Palavras-chave: Silêncio. Memória. Corpo. Sujeito. Análise de Discurso
Downloads
References
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1993.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HORTA NUNES, José. Dicionários no Brasil: Análise e História do Século XVI ao XIX. Campinas: Pontes/Fapesp/Faperp, 2006.
MANTOVANI, Katia Paulilo. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD -
Impactos na Qualidade do Ensino Público. 2009, 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. SÃO PAULO: USP, 2009.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado.1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 13ed. Campinas: Pontes Editora, 2020.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e texto: Formação e circulação dos sentidos. 3ed. Campinas, SP: Pontes, 2009
ORLANDI, Eni Pulccinelli. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
ORLANDI, Eni Pulccinelli; GUIMARÃES, Eduardo. Formação de um Espaço de Produção Linguística: A Gramática no Brasil. In: História das Ideias Linguísticas. Construção do Saber Metalinguístico e Constituição da Língua Nacional. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Terra à vista! - discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, 1990.
OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba, n. 35, p. 211-221. Editora: UFPR, 2009.
PINTO, Andrea Márcia. A representação da mulher nos livros didáticos de história. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2001.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão
racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SILVA, Ana Célia da. A discriminação do Negro no livro didático. Bahia: EDUFBA, 2019.
SILVA, Petronilha Beatriz. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, v. 30, n. 63, p. 489-506, 2007.
SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 52–60, maio 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.








