Análise da intensidade de ruído em um sistema de secagem de grãos
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.23.17625Palabras clave:
impacto ambiental, saúde auditiva, tecnologias sustentáveisResumen
A exposição ao ruído em ambientes insalubres ameaça a saúde dos trabalhadores, causa problemas auditivos, psicológicos e aumenta o risco de acidentes. O presente estudo avaliou a intensidade do ruído em um sistema de secagem de grãos, desenvolvido na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - campus Tomé-Açu, considerando três vazões de ar (ângulos 90°, 45° e 30°) e três distâncias (1,0, 3,0 e 5,0 m). As leituras foram realizadas a cada 15 minutos durante 06h00, em ambiente fechado. Os resultados indicaram que os níveis de ruído ultrapassaram os limites de tolerância estabelecidos pela norma, entre 105 e 110 dB em todas as distâncias analisadas. A maior intensidade ocorreu nos ângulos de 90° e 45°, especialmente a 3,0m, devido à maior velocidade do ar e ao efeito de ecos. A exposição prolongada a níveis de 110 dB pode prejudicar a saúde auditiva. Portanto, a pesquisa contribui para a conscientização sobre os riscos do ruído ocupacional e destaca a importância do cumprimento das normas regulatórias para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores da armazenagem de grãos.
Descargas
Citas
BAZEIO, L. B.; CLAUDIO, B. R.; COLISSE, M. C.; GALLO, E. L.; DIAS, L. S. Estudo sobre os impactos do ruído na saúde dos trabalhadores no setor da construção civil. Revista Científica Intellectus, v. 66, n. 1, p. 81, 2022.
CUNHA, J. P. A. R.; TEODORO, R. E. F. Avaliação do nível de ruído em derriçadores e pulverizadores motorizados portáteis utilizados em lavouras de café. Bioscience Journal, v. 22, p. 71-77, 2006.
DIAS, J. P. S.; LOSEKAN, I.; SILVA, T. L.; STRAPASON, B. R.; GOMIDE, D.S.; FRANZ, L. A. S. Avaliação do ruído ambiental em uma unidade de armazenagem de grãos localizada na região Sul do Brasil. Vértices. 21, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6257/625767707006/html/. Aceso em: 24 de abril de 2024.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 10 no; LTC: Rio de Janeiro, 2016; 312 p.
Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora No. 15 (NR-15). 2023. URL (https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-15-nr-15). (26 de janeiro de 2025).
Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora n.º 15 – Atividades e Operações Insalubres. Portaria MTP n.º 806, de 13 de abril de 2022. URL ( https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-15-atualizada-2022.pdf). (26 de janeiro de 2025).
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física. 5 no. LTC: Rio de Janeiro, 2017, 348 p.
RODRIGUES, M. E. A.; ALMEIDA, F. P. G.; SILVA, M. M. Avaliação da temperatura e velocidade do ar na secagem de Goiaba. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, v. 4, n. 2, p. 141–147, 2002.
SALIBA, T. M. Manual Prático de Higiene Ocupacional e PGR: Avaliação e controle dos riscos ambientais. 12 no. LTr Editora, 2023, 416 p.
SANTOS, L. S.; NAHUM, J. S.; SANTOS, C. B.; SILVA JUNIOR, O. M. Paisagem rural da microrregião de Tomé-Açu sob a ótica bertrandiana. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 12, p. 2694-2715, 2019.
SANTOS, D. J. L. Análise de conformidade da NR 33 em um espaço confinado de uma unidade de beneficiamento de grãos. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé.
SOUSA NETO, A. T. M. Avaliação de ruído e sua relação com os benefícios da insalubridade e previdência social. Novas dinâmicas das engenharias: atualidades e perspectivas. 2021.
VAZ JUNIOR, O. A.; ANTUNES, A. M.; DUARTE, G. M. Análise da intensidade do ruído em um sistema de secagem de grãos desenvolvido na UFRA campus Tomé-Açu. In: Anais do II Seminário de Integração da UFRA e XVI Seminário de Iniciação Científica. Anais...Tomé-Açu (PA) UFRA, 2018.
Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/integraufra/132505-analise-da-intensidade-do-ruido-em-um-sistema-de-secagem-de-graos-desenvolvido-na-ufra-campus-tome-acu). Acesso em: 24 de abril de 2024.
VIEIRA, H. R. A. L.; BORGES, I. V. V.; TAGLIATTE, M. S.; SOUZA, J. G. B.; CHAGAS, H. S.; REIS JUNIOR, A. G. Perda auditiva induzida por ruído no trabalho: análise de casos, mecanismos fisiopatológicos e repercussões socio previdenciárias. RECISATEC- Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, p. e28159-e28159, 2022.
WENG, P. L. Avaliação de ruídos de uma linha de inspeção em uma indústria metalmecânica. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Arlindo Modesto Antunes, Paulo Roberto França da Costa, Naeliton de Aquino Goncalves, Antônio Márcio Barreto da Silva, Cristiane Fernandes Lisboa, Myrella Katlhen da Cunha de Araujo, Bruna Sayuri Fujiyama

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
