JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: O COMBINÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18804Keywords:
Análise Combinatória, Xadrez, Jogos Didáticos, Ensino Remoto, FenomenologiaAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar o produto educacional que derivou das preocupações da primeira autora com o ensino e aprendizagem de Análise Combinatória, além de discutir resultados teóricos relacionados à pesquisa que teve como foco os jogos didáticos. O Combinálise é uma proposta digital que se mostrou uma alternativa viável ao ensino remoto devido ao cenário de pandemia vivenciado no momento em que se deu o estudo de campo da pesquisa. Ele é composto por quatro jogos pautados na exploração de situações problemas envolvendo conceitos de Análise Combinatória, baseados em um enredo que os interliga. O objetivo da proposta é explorar discussões visando a generalização de situações e de procedimentos da Análise Combinatória. O jogo foi desenvolvido com licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal em encontros semanais. A análise fenomenológica dos dados coletados indicou categorias de análise que direcionam para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e possibilidades por meio da exploração de situações problema; aspectos da docência que permearam as discussões, no coletivo dos encontros remotos e que dizem das possibilidades didáticas dos jogos e abordagens junto aos alunos; e os jogos no ensino de Matemática, suas possibilidades, limites e perspectivas para o ensino da disciplina. O produto educacional é composto por um guia e um site onde são disponibilizados os quatro jogos, e visa alcançar professores, futuros professores, formadores.
Downloads
References
ALMEIDA, A. L.; FERREIRA, A. C. A Comunicação Matemática como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória no Ensino Médio de Itabirito (MG): dois estudos de caso. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia: As relações entre pesquisa e as práticas pedagógicas em sala de aula, 2009.
ALVES, Eva Maria Siqueira. A Ludicidade e o ensino de Matemática: uma prática possível. Papiro. 2001.
ALVES, R. C. O ensino de Análise Combinatória na educação básica e a formação de professores. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. 172 f. Rio de Janeiro: UFRJ.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; PAULO, Rosa Monteiro. Um exercício filosófico sobre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 251-298, 2011.
BORBA, Rute. Vamos combinar, arranjar e permutar: aprendendo combinatória desde os anos iniciais de escolarização. Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 13, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CABRAL, Marcos Aurélio et al. A utilização de jogos no ensino de Matemática. 2006.
CAMARGO, Ana Luiza Ferreira. Jogos didáticos no ensino de análise combinatória: uma proposta com futuros professores de matemática. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/xxvebrapem.454562
CAMARGO, Ana Luiza Ferreira. Combinálise: Jogos didáticos no ensino de Análise Combinatória. 2022. 83 f. mProdução Científica (Mestrado Profissional). Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Educação Matemática. Programa de PósGraduação em Educação Matemática. CamÁrea de Concentração: Educação Matemática. – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022
CAMPOS, Patrícia Aparecida. O ensino de probabilidade no contexto do jogo de truco. Dissertação Mestrado – Mestrado Profissional em Rede Nacional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, 2018.
CLUA, E., BITTENCOURT, J. Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação. Anais da XXIV Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, pp. 1313-1356, São Leopoldo, Brazil, Julho de 2005.
CUNHA. M. I. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996. nf.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
JOGOS. MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 2022. Disponível em: [https://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE]. Acesso em: 21/01/2022.
KISHIMOTO, T. M. O Brinquedo na Educação: considerações históricas. 1998.
KISHIMOTO, T. M.: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação – 11ª ed. São Paulo: Cortez. 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. P. 15-48.
LIMA, Marcelo de Araújo. Uma nova proposta para o ensino de Análise Combinatória. Dissertação de Mestrado – Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
MELLO, H. P. Desmistificando o Ensino de Análise Combinatória. Dissertação Mestrado - Programa de Mestrado Profissional em Matemática - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Rio de Janeiro, 2017.
MIRANDA, J. da Silva, da Costa, V. J. F., Miranda, F. A. M., & Martini, L. C. A importância dos jogos e atividades lúdicas no ensino da matemática. 2006.
MORGADO, Augusto C.; CARVALHO, João B. P. de; CARVALHO, Paulo Cezar P.; FERNANDEZ, Pedro – Análise Combinatória e Probabilidade com as soluções dos exercícios. 9ª ed. Rio de Janeiro, SBM, 1991.
MORGADO, Augusto César; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto., Matemática Discreta., SBM (Coleção PROFMAT), 2015.
SILVA, Jose Carlos Thompson da. Jogo sobre Análise Combinatória e formação inicial de professores de Matemática. Dissertação Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
TAVARES, Paulo Cezar Monteiro. Ensino Análise Combinatória por meio de um aplicativo para Android. Dissertação Mestrado - Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, 2017.
VILA, Magda; SANTANDER, Marli. Jogos cooperativos no processo de aprendizagem acelerada. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª Ed. Piracicaba – São Paulo. Editora UNIMEP. 1999. 103p.


