CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APLICAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18802Palabras clave:
História da Matemática, Caderno de Atividade, Educação BásicaResumen
A inserção da História da Matemática na prática docente possui entraves como a falta de material bibliográfico com atividades que possam ser desenvolvidas em sala de aula. Nos livros didáticos, muitas vezes, aparece em forma de textos suscintos, com destaque para datas e fatos isolados do contexto histórico. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que teve, em seu âmbito, a elaboração de um produto educacional desenvolvido para professores de Matemática da Educação Básica sobre a História da Matemática. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o produto educacional, a saber, um Caderno de Atividades, foi aplicado para licenciandos do primeiro, sétimo e oitavo períodos do curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal de Educação. Os dados foram analisados segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados mostraram que a aplicação do produto educacional foi capaz de gerar novos conhecimentos e promover várias reflexões sobre a Matemática enquanto uma ciência construída ao longo do tempo.
Descargas
Citas
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
BRITO, Arlete de Jesus. A História da Matemática e da Educação Matemática na Formação de Professores. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 22, p. 11-15, 2013.
BRITO, Arlete de Jesus et al. História da matemática em atividades didáticas. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
MENDES, Iran Abreu. Atividades históricas para o ensino da Trigonometria. In: MIGUEL, Antonio et al. História da Matemática em Atividades Didáticas. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Moraes. v. 2, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal, aprendizagem significativa? 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 31 jul. 2021.
ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.


