PRODUTO EDUCACIONAL PROTOCOLO SDAM : PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18404

Keywords:

Produto Educacional, Diagnóstico e encaminhamento, Dificuldades de Aprendizagem em Matemática, Laboratório de Aprendizagem

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar o Produto Educacional Protocolo SDAM, as razões de sua existência, a maneira/metodologia de sua elaboração, validação e avaliação. O Produto Educacional Protocolo SDAM, foi elaborado durante o mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM, da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Sinop-MT.  O objetivo do Protocolo SDAM visa produzir um protocolo diagnóstico que auxilie, os professores (regente e articulador do Laboratório de Aprendizagem) no encaminhamento e no atendimento dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em situação de dificuldades/defasagens de aprendizagem em matemática. O Protocolo SDAM apresenta duas funções significativas: encaminhamento e atendimento sendo composto por duas fichas e um encarte: ficha SDAM, Ficha FAHA e o encarte Quadro de Relação de dependência entre as Habilidades matemáticas do 1º ao 5º ano. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O Protocolo SDAM foi validado e avaliado, demonstrando:  melhoria progressiva no diagnóstico e encaminhamento de alunos e potencial de replicabilidade e adaptação para outras áreas do currículo. Conclui-se que o Protocolo SDAM é importante para o acompanhamento diagnóstico da aprendizagem, e projetou um olhar para a necessidade de formação continuada sobre o Protocolo SDAM, realizando a ação cíclica que denominaremos de diagnóstico/análise/reflexão/planejamento/ação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a.

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b.

COUTO, B. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá - MT. 2016, 167f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.

CHABANNE, J. Dificuldade de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. Traduzido por Regina Rodrigues. São Paulo: Ática, 2006.143.

GARCIA. J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Anos iniciais do Ensino Fundamental, (DRC-MT). Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá, 2018.

NEVES, E. P. Facilidades e dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o currículo de Matemática. 2020. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2020.

PADOVANI. A. S. Aprendizagens: aspectos socioculturais envolvidos neste processo. In: METRING, Roberte; SAMPAIO, Simaia. (orgs.). Neuropsicopedagogia e aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak Editora, p. 89-101, 2016.

RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; MATTOS, Francisco; RÔÇAS, Giselle; SILVA, Marcos André Vaz; CAVALCANTI, Ricardo Jorge; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657

SILVA, R A; DARSIE, M. M. P. Diagnóstico e encaminhamento ao laboratório de aprendizagem dos alunos em situação de dificuldades na aprendizagem Matemática: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Mato Grosso. In: Seminário de Educação 2020(SemiEdu):Educação Intercultural e Direitos Humanos em tempo de pandemia, 2020, Cuiabá. Anais SemiEdu2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em tempo de pandemia, 2020. p. 1523-1534. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1QG1XxkAeG0p2JJTIFI95TJEWKO4ZKN0B/view.

SILVA, Renata Aparecida da. Alunos em situação de dificuldades de aprendizagem Matemática: diagnóstico e encaminhamento para o Laboratório de Aprendizagem. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Sinop. 2022, 207 f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Acesso em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/87/Disserta%C3%A7%C3%B5es%202021/disserta%C3%A7%C3%A3o%202022/Renata_dissertacao.pdf

TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues. Trevisan, Eberson Paulo. Produtos Educacionais no ensino de Matemática: uma análise voltada para programas pertencentes à região da Amazônia Legal. REPPE, v. 8, n. 1, p. 247-264, 2024. Acesso em:

https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1310 . Acesso em 15 out. 2024.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo (SP) Martins Fontes 2007.

Published

2025-08-27

How to Cite

Renata Aparecida da Silva, & Marta Maria Pontin Darsie. (2025). PRODUTO EDUCACIONAL PROTOCOLO SDAM : PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202518. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18404

Issue

Section

Dossiê temático - Produtos Educacionais em Educação Matemática e Ensino de Matemática no Brasil