SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18386Palavras-chave:
Sequência de ensino, Estatística, . Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta uma sequência de ensino voltada ao desenvolvimento de conteúdos de Estatística para acadêmicos(as) do curso de Licenciatura em Pedagogia, com o propósito de capacitá-los(as) a tratar dados provenientes de situações-problema do cotidiano. A proposta busca promover a aprendizagem, aproximando conceitos estatísticos da realidade prática dos futuros professores. A elaboração e a aplicação da sequência foram fundamentadas na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, conforme proposta por Andrade e Onuchic (2017). Essa abordagem favorece a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, estimulando o raciocínio crítico e a autonomia na resolução de problemas reais. A sequência também contribui para a formação docente ao preparar os licenciandos para integrar o ensino de Estatística nos anos iniciais, de forma contextualizada.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 55, p. 122-154, jul./dez. 2009.
ANDRADE, C. P. de; ONUCHIC, L. de la R. Perspectivas para a resolução de problemas no GTERP. In: ONUCHIC, L. de la R., JUNIOR, L. C. L.; PIRONEL, M. (org.), Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 433-466, 2017.
DIAS, C. de F. B. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), n. 41, v. 25, p. 73-98, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739/4625. Acesso em: 20 set. 2020.
PROTESTE. Reportagem de 2020. Abril/2020. Disponível em: www.proteste.org.br . Acesso em: 10 ago. 2020.


