SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18386

Palavras-chave:

Sequência de ensino, Estatística, . Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência de ensino voltada ao desenvolvimento de conteúdos de Estatística para acadêmicos(as) do curso de Licenciatura em Pedagogia, com o propósito de capacitá-los(as) a tratar dados provenientes de situações-problema do cotidiano. A proposta busca promover a aprendizagem, aproximando conceitos estatísticos da realidade prática dos futuros professores. A elaboração e a aplicação da sequência foram fundamentadas na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, conforme proposta por Andrade e Onuchic (2017). Essa abordagem favorece a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, estimulando o raciocínio crítico e a autonomia na resolução de problemas reais. A sequência também contribui para a formação docente ao preparar os licenciandos para integrar o ensino de Estatística nos anos iniciais, de forma contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giane Correia Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). Especialização em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais(2010). Especialização em EaD e Novas Tecnologias (2017). Especialização em Gestão Pública (2019). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (2018). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (andamento). Professora Formadora na Educação a Distância do curso de Licenciatura em Computação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Matemática na Educação Básica.

Cristiane de Fatima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa. Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa. Especialista em EaD e Novas Tecnologias (FAEL - 2010). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL - 2009). Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Centro Universitário FAEL - UNIFAEL, 2022). Professora do Centro Universitário FAEL (UNIFAEL) e do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITEME). Pesquisadora do grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Probabilidade e Estatística, da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) da UEPG. Desenvolve pesquisas na área de avaliação educacional, Educação Estatística e formação de professores.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 55, p. 122-154, jul./dez. 2009.

ANDRADE, C. P. de; ONUCHIC, L. de la R. Perspectivas para a resolução de problemas no GTERP. In: ONUCHIC, L. de la R., JUNIOR, L. C. L.; PIRONEL, M. (org.), Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 433-466, 2017.

DIAS, C. de F. B. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), n. 41, v. 25, p. 73-98, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739/4625. Acesso em: 20 set. 2020.

PROTESTE. Reportagem de 2020. Abril/2020. Disponível em: www.proteste.org.br . Acesso em: 10 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Giane Correia Silva, Cristiane de Fatima Budek Dias, & Guataçara dos Santos Junior. (2025). SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202513. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18386

Edição

Seção

Dossiê temático - Produtos Educacionais em Educação Matemática e Ensino de Matemática no Brasil