Multiletramentos para o ensino de língua materna: experiências de um estágio supervisionado em Língua Portuguesa (relato de experiência)

Autores/as

  • Jonathan dos Santos Tavares Universidade Federal de Alagoas
  • Kissya Gabriela Santos de Almeida Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem, Sequência didática, Produção textual, Aprendizagem cooperativa

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre as atividades de ensino realizadas em turmas do 8º ano do ensino fundamental durante o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Os fundamentos que nortearam nossa atuação foram os estudos sobre multiletramentos na escola de Rojo (2012), a qual fala sobre a importância da adequação da escola às novas necessidades da sociedade; aprendizagem cooperativa, como os de Cochito (2004) e Lima (2016), os quais ressaltam os benefícios do trabalho em grupo na construção de conhecimento coletiva,  entre outros. A metodologia utilizada partiu do trabalho sobre sequências didáticas de Dolz, Joaquim et al (2004). Diante disso, entendemos que as novas práticas de letramentos exigem do professor e da escola novas práticas pedagógicas e a metodologia de aprendizagem cooperativa pode ser um caminho para que os alunos sejam postos no centro do processo de ensino e aprendizagem, lugar no qual a participação deles torna-se mais expressiva e significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Papirus editora, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DOLZ, Joaquim et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 95-128, 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LIMA, Isabel Muniz. A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero processamento de grupo. Universidade Federal do Ceará. 2016.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

COCHITO, Maria Isabel Geraldes Santos. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Cadernos de Formação, v. 3, 2004.

Publicado

2025-05-06

Cómo citar

DOS SANTOS TAVARES, Jonathan; SANTOS DE ALMEIDA, Kissya Gabriela. Multiletramentos para o ensino de língua materna: experiências de um estágio supervisionado em Língua Portuguesa (relato de experiência). Revista Areia, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 54–76, 2025. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/rea/article/view/14699. Acesso em: 2 feb. 2026.

Número

Sección

Relatos de Experiência