QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ESTOMIZADOS
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.v8iunico.17446Résumé
Objetivo: Analisar a qualidade de vida dos pacientes estomizados. Métodos: Estudo transversal de abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram EORTC-QLQ-30 e EORTQ QLQ-ANL27, as análises foram realizadas através dos testes Mann Whitney e Kruskal Wallis com significância de (p<0,05). Resultados: Predominou sexo masculino 68,4%, cor/raça parda 57,9%, estado civil de solteiros 57,9%, baixa escolaridade 42,1% e aposentados 52,6%. A maioria dos pacientes tinham colostomias 84,2%, do tipo definitivas 52,7%, causadas por traumas e lesões 36,8%. Os escore de QV mais afetados foram, restrição em atividades de lazer (p<0,04). Na função sexual dificuldades em estabelecer relacionamentos, solteiros (p<0,04), feminino apresentam sintomas físicos (p<0,02). Conclusão: A qualidade de vida referida dos pacientes foi considerada satisfatória de modo geral. Entretanto, observou-se que o sexo masculino apresentou dificuldades em atividades diárias quando comparadas ao sexo feminino prevaleceram com sintomas físicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.



Siga-nos no instagram
Ouça nossos podcasts








