Acesso da criança aos serviços de saúde e rede de apoio durante a pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v12iunico.17496Abstract
Introdução: o acesso aos serviços de saúde na primeira infância é essencial para o acompanhamento da saúde das crianças. A pandemia da Covid-19, no entanto, limitou tal acesso, devido à necessidade de reestruturação emergencial dos serviços diante das novas demandas. Objetivo: analisar a percepção dos cuidadores quanto ao acesso da criança menor de seis anos aos serviços de saúde durante a pandemia da Covid-19 e o papel da rede social nesse contexto. Métodos: estudo qualitativo, ancorado na Teoria das Redes Sociais de Sanícola, desenvolvido em uma instituição filantrópica pernambucana. A coleta de dados ocorreu entre março-abril de 2022, por entrevistas individuais com 16 mães de crianças entre 18 e 72 meses. Os depoimentos foram categorizados por análise temática. Resultados: identificaram-se duas categorias temáticas: Acesso da criança aos serviços de saúde e A rede social e sua contribuição para o acesso. Conclusão: o acesso foi percebido pelas suas mães como difícil e carregado de obstáculos e contratempos que influenciaram na situação de saúde da criança durante a pandemia. Também se destacou a sobrecarga da mulher no cuidado à criança. A rede social foi fundamental nesse período.
Palavras-chave: Saúde da Criança; Acesso aos Serviços de Saúde; Cuidado da Criança; Rede Social; Covid-19.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.



Siga-nos no instagram
Ouça nossos podcasts








