Participação de agentes comunitários de saúde na graduação em medicina
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v12iunico.19261Abstract
O estudo baseou-se na observação dirigida para o trabalho em saúde e da integração ensino, serviço de saúde e comunidade durante o desenvolvimento da práxis laboral em Unidade Docente Assistencial vinculada à UFAL, na preceptoria do curso de Medicina da FAMED da UFAL. Direcionamos nosso interesse para a investigação da contribuição dos agentes comunitários de saúde (ACS) no processo de formação dos estudantes de Medicina, tendo em vista a proximidade desses profissionais com a comunidade e seu papel na mediação entre os saberes técnicos e populares. Com base na indagação sobre quais as contribuições dos ACS para o processo formativo dos/as estudantes de Medicina, a pesquisa teve como objetivos, analisar as ações desenvolvidas pelos ACS no processo formativo, identificar as ações desenvolvidas entre ACS e estudantes de Medicina e descrever quais as contribuições destes no processo formativo dos estudantes. O percurso metodológico teve o caráter exploratório e descritivo, mediante abordagem qualitativa. A técnica escolhida foi a roda de conversa, realizada com nove ACS de uma Unidade Docente. A análise das falas resultou na definição de três categorias: 1. Atividades desenvolvidas pelos ACS para a formação do estudante; 2. Sentimento de valorização, pertencimento e de contribuição com a formação; 3. Ausência de planejamento integrado entre ensino e serviços de saúde com a participação dos ACS. O estudo demostrou sua relevância e cumpriu com seus objetivos, ao apresentar, mesmo que de forma resumida, as contribuições desses profissionais para a formação acadêmica de estudantes de Medicina, além de subsidiar a idealização do produto de intervenção.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.



Siga-nos no instagram
Ouça nossos podcasts








