FACULDADE E ESCOLA EM CONEXÃO: INCENTIVANDO O INTERESSE PELA ENGENHARIA MECÂNICA
COLLEGE AND SCHOOL IN CONNECTION: ENCOURAGING INTEREST IN MECHANICAL ENGINEERING
Jéssica Luiz
Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP - Faculdade Serra Dourada do Grupo Trivento Educação – Departamento de Engenharia de Arquitetura.
Gabriela Machado Guimarães Ferreira
Escola de Engenharia de Lorena – Departamento de Engenharia de Materiais. Faculdade Serra Dourada do Grupo Trivento Educação – Departamento de Engenharia de Arquitetura
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v22.19909
Palavras-chave: Projeto de Extensão, Engenharia Mecânica, Ensino Médio, Divulgação Científica
Resumo
No contexto educacional atual, a disciplina Experiência Aplicada em Projeto Mecânico, do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Serra Dourada, integrante do grupo Trivento Educação, desenvolveu um projeto de extensão à comunidade com o objetivo de aproximar a universidade das escolas de ensino médio. Por meio da criação e apresentação de protótipos relacionados aos conteúdos de Engenharia Mecânica, os estudantes promoveram a popularização do conhecimento científico e tecnológico, despertando o interesse dos jovens pela área. Essa iniciativa contribuiu para a formação prática dos acadêmicos e evidenciou o papel social da universidade na promoção da educação e do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Biografia do Autor
Jéssica Luiz, Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP - Faculdade Serra Dourada do Grupo Trivento Educação – Departamento de Engenharia de Arquitetura.
Faculdade Serra Dourada do Grupo Trivento Educação – Departamento de Engenharia de Arquitetura.
Gabriela Machado Guimarães Ferreira, Escola de Engenharia de Lorena – Departamento de Engenharia de Materiais. Faculdade Serra Dourada do Grupo Trivento Educação – Departamento de Engenharia de Arquitetura
Arquiteta e Urbanista (2017). Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, com experiência nas áreas de Arquitetura Hospitalar, Construção Sustentável e Projeto Urbano. Doutoranda em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), com linha de pesquisa em materiais cerâmicos, com ênfase em argamassas. Mestre em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de concentração em Construções Rurais e com linhas de pesquisa em Sistemas Agropecuários.Participação em projetos de Iniciação Científica e Extensão (FAPERJ/CAPES/UGB), com foco na área de Gestão de Resíduos Sólidos, especialmente na produção de tijolos de solo-cimento com reaproveitamento de resíduos. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com interesse em sustentabilidade na construção civil, inovação em materiais e práticas pedagógicas aplicadas à formação em Arquitetura e Urbanismo.
Referências
BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, 2013.
BENDER, WILLIAM N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI/ William N. Bender; tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues revisão técnica: Mana da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 159 p, 2014.
BRASIL. Resolução CNE/CES 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 43-44, 26 abr. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES 2/2021. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 45-46, 24 jun. 2021.
CULTS 3D. Modelos 3D gratuitos e pagos. 2025. Disponível em: https://cults3d.com. Acesso em: 7 jan. 2025.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdicisplinaridade no ensino brasileiro efetividade ou ideologias. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
LARMER, J.; MERGENDOLLER, J.R. Essentials for Project-based learning. Educaction Leadership, Alexandria, v. 68, n.1, p. 34-37, 2010.
MARKHAM, T; LARMER, J; RAVITZ, J. (organizadores) (2008). “Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio”. Porto Alegre: Artmed.
MASSON, T. J.: et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NA ENGENHARIA – COBENGE, 40., Belém, PA, Brasil, 2012. Anais.
MATSUYAMA, F.; BEZZON, G.; SANTOS, C.D.G. Aplicação dos desafios, segundo a filosofia PBL, potencializar os conhecimentos auferidos pelos alunos, na resolução de problemas. Revista de Engenharia e Tecnologia, v.6, n.1, 2014.
