DESVENDANDO A METEOROLOGIA: O ESTUDO DA ATMOSFERA E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO

UNRAVELING METEOROLOGY: THE STUDY OF THE ATMOSPHERE AND ITS PRACTICAL APPLICATIONS IN EVERYDAY LIFE

Rebeca Ferreira do Nascimento

Universidade Federal de Alagoas

Glauber Lopes Mariano

Universidade Federal de Alagoas

Maria Luciene Dias de Melo

Universidade Federal de Alagoas

Heliofabio Barros Gomes

Universidade Federal de Alagoas

Ericka Voss Chagas

Universidade Federal de Alagoas

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.20002

Palavras-chave: Extensão, Educação; Meio Ambiente; Informação Tecnológica.


Resumo

O texto tem como objetivo principal mostrar as informações meteorológicas de forma compreensível para a população, visando corrigir interpretações errôneas ou incompletas comumente encontradas ao acessar diversas fontes de informação disponíveis na internet. Atualmente, existem vários sites especializados, portais de notícias e aplicativos de meteorologia que oferecem previsões do tempo, informações sobre mudanças climáticas, incidência de radiação ultravioleta, entre outros aspectos relacionados. No entanto, devido à abundância de informações e à falta de conhecimento de muitas pessoas sobre os princípios básicos da meteorologia, é comum que os resultados dessas pesquisas sejam interpretados de maneira equivocada ou incompleta. Isso pode levar a uma percepção de que a ciência da meteorologia é propensa a erros. Nesse contexto, o ensino dos conceitos básicos de meteorologia e ciências ambientais, como modelagem atmosférica, sensoriamento remoto e interpretação de dados, a alunos do ensino médio e, eventualmente, dos últimos anos do ensino fundamental é de suma importância. A capacitação  desses estudantes é importante para que se tornem multiplicadores de informações precisas sobre previsão do tempo e dados meteorológicos disponíveis. Informar a população sobre as possibilidades existentes em relação à previsão do tempo e fornecer uma base sólida de conhecimento sobre meteorologia  e equívocos e melhorar a compreensão pública sobre o assunto. Dessa forma, espera-se que a população possa utilizar as informações meteorológicas de forma mais adequada, compreendendo sua importância e limitações, e tomando decisões informadas com base nessas informações. O projeto teve como objetivo, além de informar sobre a ciência meteorológica, apresentar informações do curso de Meteorologia da UFAL para potenciais futuros discentes da Universidade Federal de Alagoas e com isso contribuir para o aumento da procura e matrícula de alunos na UFAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Ferreira do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Em meu percurso acadêmico, tive a oportunidade de me aprofundar em projetos de extensão e pesquisa na área de micrometeorologia, uma disciplina que investiga as interações entre a superfície e a atmosfera em escalas muito pequenas, impactando diretamente fenômenos como nevoeiros.

Glauber Lopes Mariano, Universidade Federal de Alagoas

Glauber Lopes Mariano possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico do estado de Alagoas(CEFET/AL). Mestrado em Meteorologia (UFAL) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Professor efetivo entre 2011 e 2015 da Faculdade de Meteorologia (FMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e desde 2015 professor do Instituto de Ciências Atmosférica (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) . Atua na área de geociências, com ênfase em poluição da atmosfera e sensoriamento remoto da atmosfera. Professor Associado do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL lecionando as disciplinas de Meteorologia Ambiental e Climatologia.

Maria Luciene Dias de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Universidade Federal de Alagoas, formada em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Climática e de Paleoclimas, Climatologia Estatística, Radar Meteorológico, Energias Renováveis e Conforto Térmico Humano. Atualmente na Coordenação do Radar Meteorológico da UFAL.

Heliofabio Barros Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação (2001) e mestrado (2003) em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e doutorado (2009) em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT/UFAL), onde lidera o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados (SENSORGEO).  É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET), Energias Renováveis (PGGER) e Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), todos da UFAL. 

Ericka Voss Chagas, Universidade Federal de Alagoas

Ericka Voss Chagas Mariano concluiu a graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas em 2002, onde também concluiu o mestrado em meteorologia no ano de 2007. É doutora em Geofísica Espacial, com ênfase em Ciências Atmosféricas, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde estudou o comportamento do dióxido de enxofre (SO2) atmosférico com base nos dados do espectrofotômetro Brewer na América do Sul sob orientação da Dra. Neusa Maria Paes Leme e co-orientação do Dr. Plínio Carlos Alvalá. Atualmente atua como professora adjunta do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas.


Referências

EXTENSÃO e políticas públicas: o agir integrado para o desenvolvimento social. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2015.

VIANELLO, R. L. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1991.

ISBN 9788571083899SILVA, FRANTZ, Walter; SILVA, Enio Waldir da. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)