LABPAR DE PORTAS ABERTAS: EDUCAÇÃO EM UMA SÓ SAÚDE E PARASITOLOGIA

LABPAR WITH OPEN DOORS: EDUCATION IN ONE HEALTH AND PARASITOLOGY

Nadiedja Cândido

Universidade Federal de Alagoas

Müller Andrade

Universidade Federal de Alagoas

Layla Silva

Universidade Federal de Alagoas

Maria Souza

Universidade Federal de Alagoas

Marta Silva

Universidade Federal de Alagoas

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v22.17042

Palavras-chave: extensão, educação em saúde, saúde única, parasitologia


Resumo

O projeto LabPar de Portas Abertas, vinculado ao Laboratório de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem como propósito disseminar a educação em Saúde Única. Este conceito aborda a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, reconhecendo a importância de compreendê-las conjuntamente para alcançar um bem-estar geral. Através de ações educativas, o projeto visa compartilhar conhecimentos sobre Parasitologia e Saúde Única em escolas da educação básica e na sociedade em geral. Utilizando aulas, palestras, jogos e modelos didáticos, os participantes buscam conscientizar sobre a prevenção e controle de doenças parasitárias, promovendo o pensamento crítico sobre a relação entre humanos, animais e meio ambiente. O LabPar acolhe alunos do 6º ano do ensino fundamental II até o 3º ano do ensino médio, além de estudantes universitários da área da saúde, facilitando a troca de experiências e conhecimentos. Ao receber visitantes, o projeto compartilha informações sobre parasitos endêmicos em Alagoas, seus ciclos de vida, transmissão e medidas preventivas. A experiência prática, como a observação de lâminas no microscópio, fortalece a compreensão dos conceitos de Saúde Única. Além de sensibilizar para a prevenção de doenças parasitárias, o LabPar proporciona aos visitantes a primeira experiência com o ambiente universitário, despertando interesse pela educação superior. A equipe interdisciplinar promove uma troca enriquecedora de conhecimentos, fortalecendo a formação dos futuros profissionais de saúde. Essa abordagem integrada é essencial para lidar com questões complexas de saúde pública. Ao fomentar a educação em Saúde Única, o projeto reforça a interconexão entre a saúde de seres humanos, animais e meio ambiente, desempenhando um papel social relevante ao atender às necessidades coletivas e contribuir para o bem-estar geral da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CALDAS, M. A. E.; BARBOZA, J. P. O papel da extensão na formação do estudante de biblioteconomia. Informação & Sociedade: Estudos, v. 5, n. 1, 1995.

CARNEIRO, L. A.; PETTAN-BREWER, C. One Health: Conceito, História e Questões Relacionadas – Revisão e Reflexão, 2021 Acesso em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/210504857.pdf

FERNANDES, M. C. et al.. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, dez. 2012.

PIRES DA SILVA, W. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Um conceito em Construção. Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 23 jul. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) et al. One health joint plan of action (2022‒2026): working together for the health of humans, animals, plants and the environment. 2022. Acesso em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/363518/9789240059139-eng.pdf?sequence=1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)