DOS PRINCÍPIOS QUE LANÇAM ÀS BORBOLETAS QUE RETORNAM:
UM ENSAIO REFLEXIVO SOBRE “OS ELEMENTOS DE IANSÃ COMO POSSIBILIDADE PARA CRIAÇÃO CÊNICA” E A ANTROPOLOGIA TEATRAL DE EUGÊNIO BARBA
Palavras-chave:
Experimento, Antropologia-teatral, AncestralidadeResumo
Eugênio Barba, na década de 70, cria e fundamenta a Antropologia Teatral, que vai originar todos os princípios que retornam. A partir disso, entramos em flexão sobre a tese de mestrado da Profª. Drª. Daniela Beny Polito Moraes intitulada “Elementos de Iansã como possibilidade para a criação cênica”, abordando mais especificamente o capítulo 4 intitulado “Dos chifres aos cascos do búfalo: relato do experimento.” A partir das reflexões proporcionadas pelas leituras procuraremos estabelecer conexões com as aulas da disciplina de Atuação Para Cena 2 do curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), também ministrada por Moraes. A inquietação proporcionada pela experimentação me conduziu à escrita acerca de ambas as metodologias pois, por mais que se diferenciem, ambas possuem inúmeras confluências que em dado momento se assemelham.
Downloads
Referências
BARBA, E. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. Tradução Patrícia Alves Braga. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.
MORAES, Daniela Beny Polito. Os elementos de Iansã como possibilidade para criação cênica. 2017. 196f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23197.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CADERNOS CÊNICOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.


