TEATRO E CINEMA:

A DIFERENÇA ENTRE ATUAÇÃO TEATRAL E ATUAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Danilo Pereira dos Santos Ufal

Palavras-chave:

atuação, cinema, teatro

Resumo

A presente pesquisa é uma prévia de uma realização de descobertas de uma proposta de investigação mais ampla que se estende para um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal de Alagoas, onde será retratada a interpretação cinematográfica e a interpretação teatral e suas diferenças. A proposta é investigar quais seriam os elementos que diferenciam essas interpretações e como elas podem ser únicas em seu campo de expressão artística, trazendo desafios para os atores que embarcam na atuação para o audiovisual e para os palcos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Pereira dos Santos , Ufal

Graduando do curso de Teatro Licenciatura da Ufal. Discente pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED/UFAL/CNPq).

Referências

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GUIMARÃES, Pedro. O ator como forma fílmica: metodologia dos estudos atorais. Animi; Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, 2019.

GREVE, Sabrina Tozatti. O ator do Teatro ao Cinema: Um Estudo Sobre Apropriações. São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Pereira dos Santos , D. (2025). TEATRO E CINEMA: : A DIFERENÇA ENTRE ATUAÇÃO TEATRAL E ATUAÇÃO CINEMATOGRÁFICA. CADERNOS CÊNICOS, 6(9). Recuperado de https://ufal.emnuvens.com.br/CadCenicos/article/view/20266

Edição

Seção

Artigos