TANATOGRAFIA DO POP:

AMOR E MORTE EM BORN TO DIE, DE LANA DEL REY

Autores

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior UnB
  • Gerlanea Taísa Toledo da Silva UnB

Palavras-chave:

Tanatografia, Melancolia, Born to die, Lana del Rey

Resumo

Este artigo propõe uma análise da canção Born to Die, da cantora estadunidense Lana Del Rey. A partir da articulação entre Literatura e Música, em diálogo com a teoria da tanatografia (2014), Industria Cultural (Horkheimer, Adorno; 2002) e performance (Zumthor, 2002), buscamos compreender como se dá a construção performática na canção e no clipe de Lana del Rey.  Em sua composição, ao performar a morte no seio da cultura pop, Lana del Rey nos leva a refletir sobre a finitude humana – gesto estético que reinscreve Eros e Thanatos no coração da canção popular contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues da Silva Junior, UnB

Professor Associado III, NO Departamento de Teoria Literária – Unb; Docente permanente no Poslit e no PPGLA- UEA

Gerlanea Taísa Toledo da Silva, UnB

Mestranda em Literatura no Poslit (Unb). Pós-graduada em Neuropsicologia. Graduada em Psicologia e Letras Francês (UFAL).

Referências

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ANDRADE, Mário de. Compendio da história da música. 1933.

REY, Lana del. Born to die. Plataforma Youtube. 2011. Disponível em: https://youtu.be/Bag1gUxuU0g.

GANDARA, Lemuel, SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Uma bala para Bené: Cidade de Deus, tradução coletiva e violência urbana no cinema literário brasileiro. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem, v. 2, p. 57-73, 2018.

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Tanatografia e morte literária: decomposições biográficas e reconstruções dialógicas. Revista ComCiência (UNICAMP). v. 11, p. 1-10, 2014.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Rodrigues da Silva Junior, A., & Toledo da Silva, G. T. (2025). TANATOGRAFIA DO POP:: AMOR E MORTE EM BORN TO DIE, DE LANA DEL REY. CADERNOS CÊNICOS, 6(9). Recuperado de https://ufal.emnuvens.com.br/CadCenicos/article/view/20263

Edição

Seção

Artigos