RELATOS DE EXPERIÊNCIA:
APROXIMAÇÕES DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM TEATRO DO TEATRO NEGRO MACEIOENSE
Mots-clés :
Teatro negro, Teatro maceioense, Teatro negro em AlagoasRésumé
A presente comunicação visa compartilhar a experiência e os resultados alcançados nas disciplinas de Produção e Difusão Das Artes Cênicas 1 (ACE 1) e Produção e Difusão Das Artes Cênicas 2 (ACE 2) do curso de Licenciatura em Teatro da UFAL. Desenvolvemos o projeto “Mapeamento de artistas negros/as e indígenas do teatro, circo, contação de história e performance em alagoas - saberes e fazeres da cena” durante a ACE 1 e, no semestre seguinte, com a mesma turma realizamos o “Dia da presença negra no teatro maceioense” durante a ACE 2. Tais ações foram propostas como um mecanismo de familiarização de futuros/as professores/as de teatro com a produção artística negra em Maceió, visto que, apesar da existência das leis 10.639, de 2003 e 11.645/2008 o referido curso de licenciatura não possui até o presente momento nenhuma disciplina obrigatória ou atividade com abordagem especificamente afrocentrada.
Téléchargements
Références
CARREIRA, André. et al. Metodologias de Pesquisa em Artes: Memória ABRACE IX. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2003.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. In: Art Research Journal, Natal, v. 1, n.1, p. 1-17, 2014.
LIGIERO, Zeca. Corpo a Corpo: Estudos das Performances Brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. In: Revista Letras, Santa Maria - v. 30, n. 60, p. 63 – 81, jan./jun. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS [UFAL] (BRASIL). Projeto Político-Pedagógico. Licenciatura em Teatro. Maceió, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© CADERNOS CÊNICOS 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.


