Análise da oralidade no livro didático "Se liga na língua"

Autores

  • Vitória Fernanda Santos da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Josenildo da Silva Barbosa Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Oralidade. Livro didático. Gêneros orais. História em quadrinhos.

Resumo

Dividido em cinco partes, este trabalho objetiva investigar como o ensino da oralidade é abordado no capítulo “História em quadrinhos: imagens e palavras em ação”, do livro didático Se liga na língua (2018), escrito pelos professores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Para isso, teve-se como aporte teórico os estudos de Fávero, Andrade e Aquino (2012), Bentes (2010), Elias (2013) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, os quais defendem o ensino dos gêneros orais como forma de expandir a linguagem dos educandos e, consequentemente, seus mundos. A análise conduz à conclusão de que, para promover um ensino mais equitativo da língua materna, é crucial incorporar devidamente textos orais tanto nas salas de aula quanto nos materiais didáticos utilizados pelos educadores. Ressalta-se, assim, a importância de enriquecer as práticas pedagógicas, valorizando os gêneros orais como elementos fundamentais para o desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes e a fundamentalidade de atividades que incentivem a participação ativa dos alunos na construção de narrativas orais para promover uma abordagem mais dinâmica e interativa no processo educacional não apenas para a reflexão, mas também para o aprimoramento prático das estratégias pedagógicas, contemplando a diversidade e as diversas formas de expressão oral como elementos essenciais para a formação integral dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Maria Adriana da Costa et al. O ensino da escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2011.

BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Coleção explorando o ensino. Brasília, CDU, 2010.

BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard.; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. pp. 149-188.

ELIAS, Vanda Maria (org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2013.

FÁVERO, Leonor Lopes.; ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O.; AQUINO, Zilda. G. O. Oralidade e escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

ORMUNDO, SINISCALCHI, W., C. Se Liga na Língua: leitura, produção de texto e linguagem. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

FERNANDA SANTOS DA SILVA, Vitória; DA SILVA BARBOSA, Josenildo. Análise da oralidade no livro didático "Se liga na língua". Revista Areia, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 114–124, 2025. Disponível em: https://ufal.emnuvens.com.br/rea/article/view/17100. Acesso em: 2 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos