AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE EMANCIPAÇÃO FINANCEIRA: UM ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES.

Rogério Gomes Matias

Universidade Estadual de Feira de Santana

Allana Evelyn Pereira Batista

Universidade Estadual de Feira de Santana

Caroline Stephanie Ribas Ramos Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana

Maria Victória Gonçalves Cerqueira

Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v22.18964

Palavras-chave: Educação Financeira, Violência Patrimonial, Empreendedorismo;


Resumo

O presente texto explora a importância e a necessidade da emancipação financeira das mulheres como forma fundamental para o desenvolvimento social, combate a violência e a busca por autonomia, especialmente em um cenário de desigualdade econômica. Tem como objetivo destacar a educação financeira e o empreendedorismo como fatores fundamentais para que as mulheres ganhem conhecimento e confiança sobre qualificação profissional, gestão financeira e geração de renda. A partir de uma ação de extensão intitulada "Educação financeira promovendo a emancipação feminina", no formato de uma roda de conversa, que visa conscientizar as mulheres sobre as potencialidades da autonomia financeira para combater a violência patrimonial. Constatamos que o público feminino participante desta ação em sua maioria, estão inseridos em um cenário de vulnerabilidade econômica e, portanto, não possuem o hábito de poupar ou até mesmo conhecimento necessários para gerar renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gomes Matias, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e pela Univesidad de Cádiz (Espanha) na modalidade de intercâmbio - Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Mestre em Computação Aplicada - UEFS. Professor da Educação Básica. Professor Substituto DEXA-UEFS.

Allana Evelyn Pereira Batista , Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Caroline Stephanie Ribas Ramos Santana , Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Formada academicamente em Administração de Banco de Dados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - BA e com conhecimento em Libras no nível I, pelo Albery Libras. Colaboradora vinculada à Belgo Arames, na função de Aprendiz no setor de Qualidade. Contribuinte para a disseminação do saber em cooperação com o Programa de Educação Tutorial de Ciências Econômicas, por meio de palestras e oficinas para a comunidade e região, que visam aprimorar a qualidade de vida, identificação de potencialidades e fortalecimento do conhecimento.

Maria Victória Gonçalves Cerqueira , Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana.


Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Relatório de Sustentabilidade do Sistema Financeiro Nacional. Brasília: Banco Central, 2009. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/boletimrsa/bolrsa200902.pdf. Acesso em: 13 dez. 2024.

BRASIL. Desafios financeiros das mulheres: explorando as interações entre trabalho e família. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/desafios-financeiros-das-mulheres-explorando-as-interacoes-entre-trabalho-e-familia-4. Acesso em: 10 Out. 2024.

BRASIL. Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Brasília, DF, 7 ago. 2006.

____. Ministério da Mulher. Agosto Lilás: Ministério das Mulheres lança campanha pelo Feminicídio Zero. Brasília: Ministério da Saúde, 07 ago. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/08/agosto-lilas-ministerio-das-mulheres-lanca-campanha-pelo-feminicidio-zero. Acesso em: 24 out. 2024.

____. Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Denuncie violência contra a mulher. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/denuncie-violencia-contra-a-mulher/violencia-contra-a-mulher. Acesso em: 23 Ago. 2024.

____. Senado Federal. Pesquisa DataSenado: violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.senado.leg.br/institucional/datasenado/paineis_dados/#/?pesquisa=violencia_domestica_familiar. Acesso em: 23 Out. 2024.

ONU MULHERES. Gênero e Autonomia Econômica para as Mulheres: Caderno de Formação, Gênero e Autonomia Econômica para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2016. Disponível em: https://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/caderno_genero_autonomia.pdf. Acesso em: 23 Out. 2024.

PEREIRA, Rita de Cássia Bhering Ramos; LORETO, Maria das Dores Saraiva de; TEIXEIRA, Karla Maria Damiano; SOUSA, Junia Marise Matos de. O fenômeno da violência patrimonial contra a mulher: percepções das vítimas. Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 24, n. 1, p. 207-236, 2013.

ROCHA, Walkyria Carvalho. Violência financeira contra a mulher. Jusbrasil, 23 de out. 2024. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/violencia-financeira-contra-a-mulher/185052246. Acesso em: 15 out. 2024.

SERASA. Independência financeira feminina: como construir a sua. Disponível em: https://www.serasa.com.br/blog/independencia-financeira-feminina-como-construir-a-sua/. Acesso em: 20 set. 2024.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). O que é empreendedorismo. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo#:~:text=Empreendedorismo%20%C3%A9%20a%20capacidade%20que,impacto%20no%20cotidiano%20das%20pessoas. Acesso em: 10 dez. 2024.