POESIA DANÇADA:

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO LESHJAE KUMPANJA

Autores

  • Ana Flávia de Andrade Ferraz UFAL
  • Cybelle de Lima Barros Ufal

Palavras-chave:

arte cigana, oralidade, romani

Resumo

Esta comunicação traz os resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado: Leshjae Kumpanja entres gestos políticos, estéticos e somáticos: uma poesia Romani, que tem como proposta se debruçar sobre a história do único grupo a realizar arte Romani ou Rhoma no estado de Alagoas. Com ênfase e olhar voltado para as práticas cotidianas dos Romani, principalmente as artísticas, como a dança e a música, o foco do nosso projeto é também auxiliar no resgate das suas contribuições na construção da cultura brasileira em geral e alagoana em específico. Para tanto, o trabalho segue as reflexões em torno da memória cultural (Taylor, 2013) e cultura oral de (Portelli ,2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cybelle de Lima Barros, Ufal

Bacharel em odontologia pela UFAL/AL com pós graduação em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Intérprete criadora em dança formada pela UFAL/AL. Licenciando em dança pela UFAL/AL. Pesquisadora do NEPED.

Referências

PORTELLI, A. (2016). História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz

TEIXEIRA. C.R (2008). História dos ciganos no Brasil. Núcleo de Estudos Ciganos Recife – 2008.Disponível em: https://www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/a_pdf/rct_historiaciganosbrasil2008.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2025.

TAYLOR, D (2013). O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Ferraz, A. F. de A., & de Lima Barros, C. (2025). POESIA DANÇADA: : A IMPORTÂNCIA DO GRUPO LESHJAE KUMPANJA. CADERNOS CÊNICOS, 6(9). Recuperado de https://ufal.emnuvens.com.br/CadCenicos/article/view/20265

Edição

Seção

Artigos